Conferindo os gabaritos do Enem

Após a tensão dos dois dias de prova do Enem 2015, é hora de avaliar o desempenho nas provas!

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Exame, divulgou nesta quarta (28) o gabarito oficial das provas objetivas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias”.

Próximos passos

Agora, é segurar a ansiedade. O próximo passo para garantir sua vaga na UTF é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sistema é bem simples: a cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. O critério de classificação é a nota obtida no Enem.

A previsão é que o edital seja pulicado no mês de janeiro.

O quantitativo de vagas e cursos ofertados na UTF variam pouco de ano pra ano. Olhando a relação do último edital já dá pra ter uma boa noção do que cada câmpus oferece.

Até lá, que tal já ir pesquisando um pouco sobre a futura profissão? Uma boa dica é conhecer a grade de disciplinas do curso pretendido (clique aqui para conhecer os cursos da UTF). Conversar com algum profissional da área também pode ajudar. Até porque engenharia eletrônica não é a mesma coisa de engenharia elétrica! 😉

Quantos pontos preciso ter para entrar?

Depende do curso. E claro que isso pode mudar de acordo com a edição do Sistema de Seleção. Para ter uma ideia, é bom conferir a menor e maior nota dos matriculados via Sisu 2015/12014/2 e 2014/1.

No mais, é cruzar os dedos e torcer para que tudo dê certo! 😉

Para mandar bem no Enem 2015!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é neste fim de semana e o Blog do Aluno relembra as informações mais importantes que você precisa para não vacilar no dia da prova!

Horário

O mais relevante é não se esquecer do horário: os portões serão abertos ao meio-dia, pelo horário de Brasília, e fechados às 13h. E é claro que atrasos não serão permitidos. A aplicação das provas tem início às 13h30, também pelo horário de Brasília.

Para realizar as provas, é necessário apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo do documento, vale o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Provas

Momento de muita calma! Respire, relaxe a mente e deixe o nervosismo de lado.

Para o primeiro dia, 24 de outubro, o tema do exame será Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo disponível para realização dessa prova é de 4 horas e 30 minutos.

Já no segundo dia, 25 de outubro, o tema envolve Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os candidatos vão ter uma hora a mais para a realização da prova no domingo, sendo 5 horas e 30 minutos.

Orientações gerais

– A prova é individual. Então, nem adianta ficar olhando para os lados…

Caneta preta, feita em material transparente, é o único material aceito para realizar a prova.

– Sempre vale lembrar: nenhum aparelho eletrônico será permitido!

– Também não é permitido utilizar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

– Sem pressa! Sair da sala de provas antes de ter passado pelo menos duas horas do início da aplicação do exame também não será possível.

Sobre o resultado

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até, no máximo, quarta-feira da semana seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, dia 28.

Lembrando que para ingressar na UTFPR, o único critério utilizado é o Enem. Assim que disponíveis os resultados das notas, você pode participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a uma vaga através do Sistema, colocando até duas opções de curso.

E para quem ainda quer treinar um pouco mais para o exame, o pessoal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) bolou um simulado reunindo várias perguntas de provas anteriores do Enem. Vale à pena dar um conferida!

Depois, é só correr para o abraço!

Logo, logo nos veremos aqui pela UTF 😉

 

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Guarapuava, Santa Helena e Toledo

Nesta semana, de 19 a 25 de outubro, em todo o País, é comemorada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. E é claro que a UTF não vai ficar de fora dessa! 😉

Atividades mais específicas estão sendo realizadas nos Câmpus Guarapuava, Santa Helena e Toledo, com a já tradicional Exposição da Universidade Tecnológica – ExpoUT. O objetivo é trazer a comunidade externa para dentro da Instituição, popularizando, assim, a ciência e a tecnologia.

As programações são bem diversificadas e abrangem exposições de cursos, pesquisas, oportunidades de estágios e empregos e uma série de palestras.

Em Guarapuava, por exemplo, a galera do Câmpus já está mandando ver (confira as fotos aqui do post) e, desde cedo, recebe visitas de alunos de escolas públicas para várias oficias e palestras. Junto com o evento, o Câmpus também realiza o I Fórum Empresarial e Comunitário (Forec), que receberá convidados de diversas frentes de atuação de Guarapuava e região para discutir o papel da UTFPR no desenvolvimento regional. Confira aqui a programação completa.

Em Santa Helena, o evento teve início ontem e segue até a quarta, dia 21. A programação conta com feiras de Profissões, de Empresas e Negócios, de Estágios e Empregos, além da Semana Acadêmica de Ciência da Computação.

Já no Câmpus Toledo, o evento começa no dia 21 e vai até a sexta, dia 23. Dentro da programação, estão o Festival de Talentos Musicais, uma palestra com o tema “Empreendedorismo – mitos, verdades e a confiança em criar e inovar”, mesa redonda com profissionais egressos ainda, além da Feira de Estágios e Profissões.

Mais um pouco do que está rolando em Guarapuava :)

 

Alunos de comunicação apresentam trabalhos fotográficos em Curitiba

Juntar teoria e prática em um projeto coletivo. Esse é o objetivo do Projeto Ângulos, desenvolvido pelos alunos do segundo período do curso de comunicação organizacional e que está exposto na Sede Centro do Câmpus Curitiba.

O tema principal da proposta são os ângulos em suas variadas dimensões e partiu da disciplina Projeto 2, da professora Elza Filha, e foi desenvolvida em conjunto com Linguagem Visual 1, com a professora Anushcka Lemos.

Com 50 imagens produzidas por 28 alunos, a professora Elza explica a importância do projeto para a formação dos estudantes: “Creio que um projeto como este possibilita o desenvolvimento de variadas competências: uma reflexão a respeito do tema proposto e a construção de uma representação imagética a respeito do tema”.

A edição das imagens, as definições da forma de disposição e a própria montagem da mostra, foram todas de responsabilidade dos alunos. “Eles formaram uma sequência de atividades nas quais o trabalho em equipe, a liderança e a disposição para o diálogo foram experimentados por todos e todas”, conclui a professora.

E olha que legal! Os alunos gostaram tanto do Projeto que surgiu a possibilidade de a exposição virar um livro fotográfico, para guardar a memória do trabalho. Na avaliação da aluna Emanoelle dos Santos, a fotografia foi um desafio para muitos ali que, assim como ela, não tinham contato direto com a arte. “A linguagem visual é muitas vezes submissa no meio acadêmico, porém, quando juntamos definições linguísticas com um olhar criativo, surgem milhões de ideias ricas em significados”, comenta.

Além das imagens que estão expostas, há ainda uma mostra virtual disponível no blog do projeto. Lá, é possível encontrar todas as fotos e os textos explicativos onde os alunos indicam suas motivações para as fotografias.

 

IV Semana Acadêmica de Administração debate carreira e empreendedorismo

Semana Acadêmica de Administração

O Departamento Acadêmico de Gestão e Economia da UTFPR realiza, no período de 19 a 22 de outubro, a IV Semana Acadêmica de Administração do Câmpus Curitiba. O evento, realizado em parceria com o Centro Acadêmico do curso, busca ampliar os horizontes dos alunos, proporcionando novas experiências e contatos profissionais.

Para participar, o interessado deve se cadastrar diretamente na página da Semana. Haverá emissão de certificado para os participantes e o evento é aberto ao público em geral. Também é solicitado aos inscritos  a doação de 1 kg de alimento não perecível para o projeto da Cooperativa de Catadores Catamare.

Programação

O evento é composto por uma série de minicursos e palestras, ministrados por professores e profissionais com vasta experiência na área. Entre eles, o consultor e especialista em web Michel Vitale. E, em entrevista ao Bem Paraná, o palestrante já antecipa um pouco das dicas que serão dadas no evento: “Nunca trabalhar com ‘achismo’. Sempre tomar decisões baseadas em fatos, números e experiências. Faça algo que te dá prazer. Todos os dias levanto ansioso para trabalhar. Se envolver em qualquer atividade apenas por dinheiro, não é muito saudável”.