#UTF10anos com muita atividade esportiva nos câmpus

A transformação de Cefet-PR para Universidade Tecnológica completa 10 anos no próximo dia 07, e esse fato não poderia passar em branco. A campanha #UTF10anos traz uma série de eventos comemorativos para todos os câmpus, como forma de reconhecimento de todas as conquistas alcançadas pela nossa querida instituição. Parabéns, UTFPR!

Confira abaixo quais os eventos acontecerão em cada um dos câmpus:

Apucarana – De 5 a 9 de outubro terão duas exposições: uma das fotos do Concurso de Fotografia realizado ano passado e outra com os figurinos do Teatro Guaíra. Já no dia 7, haverá um almoço especial no Restaurante Universitário do Câmpus. À tarde, acontecerão atividades esportivas e recreativas no campo de futebol e gramado. No encerramento, está agendado um churrasco de confraternização entre os servidores e familiares.

Cornélio Procópio – No dia 3 haverá uma caminhada pela cidade, a partir das 09h20, saindo da UTFPR. No mesmo dia, será aberta a exposição de fotos do Concurso dos 10 anos.

Campo Mourão – No dia 2, terá a entrega da revitalização do Ginásio Belin Carolo no Câmpus, a partir das 19h. O evento será aberto para toda a comunidade. Este é o único ginásio em concreto armado do país e um dos poucos do mundo em forma de leque.

Curitiba – Dia 3 acontecerá o passeio ciclístico, integrando as três sedes do câmpus: Centro, Ecoville e Neoville, com saída prevista para as 8h30, na praça Eufrásio Correia. No dia 6, haverá duas exposições: de fotografias do Concurso e outra contando a história da instituição.

Dois Vizinhos – Aconteceu, no dia 17 de setembro, o “Cantando para celebrar uma década”. E no dia 3 haverá o “Caminhando para celebrar uma década”, com saída às 9h da Prefeitura até a Praça Jaime Ary. No dia 15, está programada uma sessão de Câmera, no anfiteatro, e uma Mateada no Lago Dourado.

Francisco Beltrão – Um passeio ciclístico no dia 3 e no dia 8 o Câmpus realizará o Acústico Pet.

Guarapuava  Haverá a I Caminhada e Corrida de Rua da Tecnológica a partir das 8h30. No dia 5, será realizado o lançamento da exposição de fotos do Concurso de Fotografia. Dia 07 terá um almoço em comemoração aos 10 anos, além do II UTFestival – Festival de Música.

Londrina  No dia 23 de outubro terá o Sarau dos 10 anos na quadra poliesportiva. Para o dia 7, haverá plantio de árvores, além da Taça Gorilada Amadora de futsal da UTFPR.

Medianeira – Servidores e alunos comemoram o aniversário da UTFPR com um bolo no dia 07. No dia seguinte, haverá uma sessão solene da Câmara de Vereadores. Uma confraternização para os servidores está programada para o dia 17 e uma caminhada urbana de 5 quilômetros, para o dia 18. Ao final da caminhada, será servido um café da manhã com pães, frutas e sucos, cedidos por parceiros do câmpus.

Pato Branco  No dia 4 farão uma caminhada envolvendo servidores, alunos, familiares e convidados da comunidade externa. Para o dia 16, acontecerá uma audiência com o reitor Carlos Eduardo Cantarelli e, depois, uma sessão solene na Câmara Municipal. No dia 17, terá um almoço de confraternização. As comemorações continuam durante a semana do servidor, entre os dias 26 a 30, e encerram em novembro com a Inventum 2015 – II Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 3 e 7.

Ponta Grossa – Dia 14 será a inauguração dos blocos da Biblioteca, Restaurante Universitário e Engenharia Mecânica no câmpus. No mesmo dia, haverá uma sessão na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Santa Helena – Acontecerá também um passeio ciclístico, no dia 3. No dia 5, terá a exposição de fotos do Concurso dos 10 anos e outras diversas atividades culturais no dia 17.

Toledo – Caminhada alusiva aos 10 Anos da UTF, realizada junto da Caminhada da Saúde, no dia 11no Lago Municipal de Toledo.

No dia 23 de outubro, às 14h30, também haverá uma sessão solene do Conselho Universitário (Couni) com a entrega do primeiro título Doutor Honoris Causa ao senador Cristovam Buarque. O senador era o então ministro da Educação na época da transformação da instituição.

Para acompanhar as comemorações, fique ligado no Hotsite dos 10 anos.

 

Vem aí o XX Sicite

Victor Soares, vencedor do prêmio de melhor trabalho do Sicite 2014

Tem um trabalho de iniciação científica que gostaria de divulgar? Então participe do XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, Sicite, entre os dias 14 e 16 de outubro, no Câmpus Campo Mourão.

O seminário tem como objetivo oferecer oportunidade de divulgação dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores e alunos. Não somente isso, os alunos ainda terão a oportunidade de ter seus trabalhos avaliados pela comunidade acadêmica e também divulgados para a sociedade.

Para participar, caso você seja um bolsista PIBIC/PIBITI, é preciso enviar um resumo e um relatório de pesquisa. Caso você seja um voluntário IC/IT cadastrado junto à PROPPG e queira ser certificado como tal, também é preciso um resumo e um relatório de pesquisa. Para os demais, é preciso submeter apenas o resumo.

Os resumos deverão ter de 1.500 a 2.000 caracteres, com o ênfase ao problema que foi estudado, à metodologia usada para o estudo e aos resultados obtidos na pesquisa.

E atenção! O envio dos trabalhos será até o dia 4 de outubro.

Para mais informações, visite o site do Sicite.

Equipe da UTFPR conquista 1º lugar em maratona de programação

Agora é oficial: a UTFPR tem os melhores programadores do Paraná. A equipe BugBusters, do Câmpus Ponta Grossa, ficou em 1º lugar na fase regional da Maratona de Programação, sediada em Curitiba, no dia 12 de setembro.

Na conquista, os alunos Cristhian Bonilha, Diogo Gonçalves, Victor Barros, e o reserva da equipe Wesley Gonçalves, contaram com a ajuda e orientação do professor Alessandro Luiz Stamatto Ferreira, como técnico do time. A equipe BugBusters consiste em alunos do Bacharelado em Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Durante a Maratona, os alunos tiveram que resolver 12 problemas em até 5 horas. De acordo com Alessandro Stamatto, cada problema é definido com uma cor, e, quando uma equipe resolve o problema com sucesso, ela ganha um balão daquela cor. Assim, quando uma equipe aparece com vários balões coloridos em uma foto, é sinal de que muitos problemas foram resolvidos.

O time vitorioso BugBusters, cheio de balões coloridos \o/

“Inicialmente, a equipe BugBusters estava atrás. Mas, à medida que as outras equipes foram resolvendo os problemas fáceis, restaram apenas os difíceis. A BugBusters conseguiu ultrapassar todas as equipes, resolvendo os problemas difíceis que as outras não conseguiram”, conta o professor, a respeito da vitória de seu time.

A visibilidade dessa vitória também leva jovens entusiastas de competições de programação, que já conhecem a Maratona, a se interessarem pela UTFPR. “O BugBusters está representando a UTFPR, então essa vitória traz um grande mérito para a Universidade, chamando a atenção dos jovens procurando cursos e universidades pelo Paraná”, comenta Alessandro.

Após a vitória regional, vem o novo desafio: a competição a nível nacional, nos dias 13 e 14 de novembro em São Paulo. Com patrocínio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) garantido, agora os BugBusters estão se preparando, resolvendo os problemas que não conseguiram solucionar na competição e também garantindo a participação em outros campeonatos pequenos para treinar. “Além disso, os alunos da equipe BugBusters participam de competições online regularmente para se manterem afiados até o dia da fase nacional da Maratona de Programação”, finaliza o professor Alessandro.

A Maratona de Programação é um evento anual promovido pela SBC, que este ano se encontra em sua 20ª edição. Além da BugBusters da UTFPR, também irá representar o Paraná a equipe Ops! Solução Trivial, da Unioeste, vencedora da etapa regional da maratona em Maringá.

Participantes da fase regional da Maratona de Programação 2015, em Curitiba

 

Projeto de ex-alunos do Câmpus Curitiba ganha Prêmio Bom Exemplo 2015

Uma pulseira que se conecta ao smartphone e avisa pessoas com deficiência auditiva das suas notificações. Sim, nós já falamos sobre esse projeto aqui no Blog. A novidade agora é que os egressos Felipe Gonsalez Honório e Jean Michel Wolf, da Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações do Câmpus Curitiba, conquistaram com a ideia o Prêmio Bom Exemplo 2015 da RPC, na categoria Inovação. O resultado foi divulgado este mês e a premiação acontecerá em outubro.

Integrada ao smartphone por meio de bluetooth, a pulseira emite indicadores visuais e vibrações, que podem mudar de acordo com o evento, alertando o usuário quando receber notificações ou o despertador tocar.

No projeto, Felipe e Jean também desenvolveram o aplicativo Lepee, lançado apenas para sistema Android, que permite a configuração dos eventos a serem sinalizados na pulseira. A ideia é auxilar pessoas com deficiência auditiva em tarefas simples do cotidiano, como enviar/receber mensagens SMS e ser notificado das redes sociais. A pulseira conta ainda com uma bateria recarregável via micro USB.

Durante a avaliação por uma comissão formada por profissionais da área de inovação, a pulseira e o aplicativo Leppe concorreram com outros 48 projetos de instituições de ensino superior com sede em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama e Cianorte.

Para a escolha do projeto que mais bem contribui para o desenvolvimento de um ambiente urbano agradável, foram avaliados os critérios originalidade, sustentabilidade, utilidade pública, novidade e se seria bom exemplo para a sociedade paranaense.

A pulseira foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Felipe e Jean, orientado pelo professor Glauber Gomes de Oliveira Brante. Após um ano de pesquisa e desenvolvimento, a ideia foi hospedada no Hotel Tecnológico da UTFPR, com o objetivo de tornar viável a sua comercialização.

Educação Profissional: publicado edital para o Exame de Seleção 2016.1

E quem disse que pra entrar na UTF precisa concluir o ensino médio?

Foi publicado nesta segunda-feira, dia 14, o edital de seleção para os interessados em fazer o curso técnico de nível médio-integrado da UTF. Os candidatos que desejam concorrer precisam ter concluído o ensino fundamental ou equivalente.

Ao todo, são 120 vagas nas seguintes opções: Informática (Campo Mourão); Eletrônica (Curitiba); Mecânica (Curitiba); Agrimensura (Pato Branco).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet entre 1° de outubro a 3 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 35, podendo ser concedida isenção do pagamento para os candidatos de baixa renda – a documentação necessária para solicitar o benefício está descrita no edital.

Cursos Técnicos em Ead

Já para os candidatos que concluíram o ensino médio há a opção do curso técnico de nível médio-subsequente, na modalidade de Ensino a Distância. Neste edital, são 800 vagas distribuídas em escolas públicas de Curitiba, com o curso de Logística, e de Ponta Grossa, com Informática para Internet.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no polo do curso em que o candidato queira concorrer. Mas atenção: o prazo vai até esta sexta, dia 18! A documentação necessária está descrita no edital do processo seletivo.

Help

E uma boa dica para quem vai concorrer a uma dessas vagas é o Blog Matemática UTFPR, desenvolvido pelo aluno Leonardo Zimmermann, do técnico em eletrônica (Câmpus Curitiba). A página traz materiais preparatórios para as provas do Exame de Seleção, como foco na resolução de questões. Vale à pena conferir 😉