Mostra de Ilustração dos alunos de Design em Curitiba

A Sala de Exposições do Câmpus Curitiba recebe até esta quinta-feira, dia 26, uma mostra de ilustrações dos alunos do Bacharelado em Design e de Tecnologia em Design Gráfico da UTF.

“Montamos a exposição com as ilustrações suspensas, para que no conjunto se pareça com uma grande instalação, onde o visitante pode passear entre os desenhos, traçando a sua rota e contemplando os trabalhos livremente”, comenta a professora Graciela Campos.

Esta é a terceira edição da Mostra. A apresentação já no início do semestre, completa a professora, é bem intencional: inspirar, informar e animar os calouros de Design e das disciplinas de ilustração.

Bonita recepção, né? 😉

 

Onde está a química?

Uma universidade de portas abertas. O projeto de extensão Onde está a química? Uma investigação prática no cotidiano do aluno de ensino médio, desenvolvido no Câmpus Guarapuava, atraiu estudantes da rede pública de ensino da cidade para conhecerem mais de perto a UTFPR.

“O objetivo é dar a oportunidade a todos os alunos da escola, em um dos anos do ensino médio, a terem aulas experimentais em laboratório”, explica a professora Marilei de Fátima Oliveira, coordenadora da ação. Nesta edição do projeto já foram contemplados 45 alunos.

O curso também pretende auxiliar na formação dos alunos, desenvolvendo as suas competências e habilidades, para que eles possam avaliar a aplicabilidade de seus conhecimentos teóricos em situações práticas do cotidiano.

“O início do projeto foi muito satisfatório, pois se trata de adolescentes de um bairro carente da cidade, e o prédio da escola a qual frequentam é do município, e, portanto, dividem a mesma estrutura com o ensino fundamental. Desta forma, sem o auxílio de um projeto como esse, não teriam a oportunidade de acesso a aulas experimentais”, ressalta a professora Marilei.

O curso possui uma carga horária de 4 horas/mês e é desenvolvido com o auxílio dos monitores Estela Rosa Gomes Faroni e Danilo Rodrigues de Moura, do curso de Engenharia Mecânica.

Empresa jr. de engenharia mecânica de Ponta Grossa abre processo seletivo

Estão abertas, até 23 de agosto, as inscrições para o processo seletivo da Vulcano, empresa jr. do curso de engenharia mecânica do Câmpus Ponta Grossa. Os interessados devem preencher o formulário online e enviar a declaração de matrícula, histórico escolar e o respectivo currículo para o e-mail vulcanoempresajr@gmail.com.

O processo de seleção contará também com outras duas etapas: dinâmica de grupo, no dia 31 de agosto; e entrevista, que será realizada no período de 03 e 09 de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado em 11 de setembro.

Sobre a Vulcano

A Vulcano Empresa Jr. desenvolve serviços de consultoria e prestação de serviços na área de engenharia geral e mecânica. Tem como missão promover o desenvolvimento contínuo das habilidades técnicas e gerenciais dos seus membros, com intuito de torná-los aptos aos desafios do mercado de trabalho.

Para mais informações, acesse o edital e a página da Vulcano no Facebook.

Inscritos no Enad têm até o dia 21 para conferir os dados

Os alunos da UTFPR inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015 podem verificar, até 21 de agosto, os dados cadastrados pela Universidade junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo realização do exame. As informações estão acessíveis na própria página do Inep. O estudante deve conferir os dados e, se achar necessário, pedir retificação diretamente às respectivas coordenações de curso.

Neste ano, participarão das provas concluintes de cursos que conferem diploma de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competência. É obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. As provas devem ser aplicadas no dia 22 de novembro.

Guia de sobrevivência do calouro

Vem aí um novo semestre na UTF, é hora de dar as boas vindas aos nossos calouros! Mais uma vez o Blog faz sua parte, reunindo uma série de dicas para facilitar a vida dos pequenos padawans. Confira:

Moradia
No último semestre, um a cada quatro estudantes matriculados vieram de fora do Paraná, além daqueles que migraram dentro do estado. Se você é um desses calouros, precisará procurar por moradia, e o ideal é não perder tempo. Vá às redes sociais, analise as oportunidades e, se possível, reserve alguns dias para visitar o futuro lar, antes da mudança definitiva.

Você pode também pedir apoio à Universidade no Nuape (Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil) do seu câmpus. Lá, o estudante obtém informações e conselhos de profissionais acostumados a receber alunos vindos de fora. Há ainda, espalhados pelos câmpus, murais com anúncios de vagas.

Veja abaixo quadros com alguns prós e contras dos principais tipos de moradia encontrados pelos calouros:


Burocracias necessárias
Não tem jeito, estudante da UTF, em algum momento da vida, terá que dar um passadinha no Derac (Departamento de Registros Acadêmicos). Para economizar tempo, a dica é saber de antemão quais os procedimentos e documentos necessários para o seu caso. Para isso, acesse o página do Derac do seu câmpus. Veja dois dos procedimentos mais comuns:

  • Segunda chamada: quem perder alguma avaliação presencial e escrita, por motivo de doença ou força maior, poderá requerer uma segunda chamada – apenas uma vez por período. Preste atenção ao prazo de cinco dias, após a realização da avaliação, para apresentar a documentação comprobatória no Derac.
  • Convalidação de disciplinas: já cursou, na UTF ou outra faculdade, alguma disciplina do seu curso e não quer refazê-la? Apresente no Derac a ementa da matéria já cursada junto ao seu histórico, e preencha a ficha de petição.

Links importantes
Você vai precisar:

  • Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: fez um ótimo trabalho, mas não formatou nas normas? Perdeu nota! Guarde esse link para não passar por uma dessas.
  • Portal do Aluno: horários, notas, frequência, coeficiente, rematrícula… tudo se resolve nesse endereço!
  • Comprovante de Matrícula: é o primeiro ícone do Portal do Aluno, e dispensa a necessidade de ir pessoalmente ao Derac para retirar o documento. Uma mão na roda.
  • Atividades Complementares: a frase “o evento vale horas complementares” faz brilhar os olhos de quem estuda na UTFPR. Esse link explica o que são e quais as três categorias de atividades existentes.

Biblioteca
As Bibliotecas da UTFPR utilizam o Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas, onde você pode fazer consulta ao acervo, renovação pela Internet e reserva de obras. Além de outros serviços, como fazer empréstimo entre as Bibliotecas dos câmpus da UTFPR e de outras instituições no Paraná e de outros estados. Tudo fácil e rápido, só não pode atrasar a devolução do livro, senão leva multa de R$ 1 (por cada livro).

RU
Um dos locais mais movimentados da Universidade, o Restaurante Universitário da UTFPR oferece almoço e jantar  por R$ 2,50 a refeição. Para ver o cardápio da semana basta acessar este link. O RU, além de alimentar, é um ótimo lugar para compartilhar a mesa e fazer novas amizades. E, para evitar decepções, lembre-se sempre de levar sua carteirinha para identificação!

Assistência Estudantil
A Universidade oferece um programa de assistência estudantil para alunos em estado de vulnerabilidade social. Os auxílios são divididos em quatro modalidades de bolsa: Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Instalação e Auxílio Básico. Acesse a página de assuntos estudantil para se familiarizar com o Programa.

Muitas das dicas dadas aqui foram retiradas do Manual do Aluno. O manual oferece diversas informações sobre procedimentos e atividades desse universo que é a UTF, vale a pena dar uma conferida. No mais, bem-vindo, calouro, e não esqueça a toalha! 😉