Laboratório UTFGames ganha prêmio com jogo Jelly Tale

O pessoal do Laboratório de Jogos UTFGames do Câmpus Cornélio Procópio ganhou, no começo deste mês, o prêmio do IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) – categoria Jogos Indie Mobile. O evento, realizado no Instituto Federal do Maranhão, reúne profissionais, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento a fim de incentivar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de ideias inovadoras e o empreendedorismo na rede federal de ensino.

A equipe do Laboratório da UTF, que é coordenado pelo professor Alexandre Paschoal, concorreu ao prêmio com um jogo para celular chamado:

Jelly Tale

 

Essa jujuba aí é o Jake, protagonista do Jelly Tale. Jake era um rapaz comum, em um vilarejo pacato, até que um dia uma brux… assiste aí!

A vingança de Jake nesse mundo de doces está disponível para as plataformas Android e Windows Phone. De graça. :) E se você quiser saber mais sobre o jogo e acompanhar suas novidades, é só curtir a página do Jelly Tale.

Parabéns, pessoal!

Alunos da UTF participam da Etapa Sul do Baja SAE

Três equipes da UTF participaram da Etapa Sul da Competição Baja SAE, realizada entre os dias 14 e 16 de novembro na cidade gaúcha de Gravataí. Durante a competição, cada uma da esquipes, formadas por alunos das engenharias Mecânica e Elétrica, apresentou um protótipo veicular que seria avaliado em diversos quesitos como, por exemplo, segurança, conforto e freios.

E olha só que responsa, a comissão julgadora era formada por membros da Society of Automotive Engineers, nada menos que o principal órgão do setor automobilístico mundial. :]

A equipe Sae de BAJAde Pato Branco, conquistou a 11ª colocação geral e a 6ª colocação no enduroPara desenvolver o projeto, a equipe teve o apoio das equipes de Eficiência Energética e do corpo docente do Departamento de Mecânica (DAMEC) do Câmpus.

Já a Imperador (Câmpus Curitiba), apesar de não ter completado o enduro devido problemas no motor, repetiu o resultado do ano passado, conquistando a 4ª colocação geral.

A terceira representante da UTF foi PROCOBAJA, do Câmpus Cornélio Procópio.

Confira alguns registros do evento:

Ah, as fotos são da equipe Imperador! :)

Mais sobre o BAJA SAE

Destinado aos graduandos de engenharia, o Projeto oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O aluno que participa das equipes competidoras se envolve em um caso real de desenvolvimento de projeto, do planejamento à execução final.

Os alunos participantes formam equipes para representar a sua universidade e são desafiadas anualmente a participar da Competição Baja SAE, que reúne os estudantes e promove uma avaliação comparativa dos projetos. A competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL, já as regionais são chamadas etapas Sul, Sudeste e Nordeste.

Idiomas sem Fronteiras: inscrições abertas para o curso online de francês

O français pode estar mais perto do que você imagina! Se o seu grande sonho é aprender a 6ª língua mais falada no mundo (oficial em países como França, Canadá, Suiça e Haiti), o Idiomas sem Fronteiras vai quebrar o seu galho :) Isso porque o novo programa oferece cursos de idioma para alunos de todas as graduações, desde que matriculados em instituições credenciadas.

Neste primeiro momento, foram disponibilizadas sete vagas para a UTF. Então, é melhor correr e se inscrever, hein! Entre os critérios de desempate, caso a procura ultrapasse o número de vagas ofertadas, está a porcentagem de integralização dos créditos do curso de graduação e a nota mínima de 600 pontos no Enem. Para se inscrever é bem simples, basta acessar o site, informar seu endereço, CPF, e-mail válido e Voilà!

A previsão é que o curso, de 24 módulos reunidos em dois níveis, inicie em fevereiro de 2015. O curso irá abordar tanto a compreensão oral e escrita, quanto o vocabulário e gramática francesa. As inscrições vão até às 12h (meio-dia em ponto)  do dia 08 de dezembro.

Sobre o Idiomas sem Fronteiras

O novo programa, vinculado ao Ciência sem Fronteiras, segue a fórmula do Inglês sem Fronteiras, porém ampliada. Oferece cursos de língua para os alunos interessados nos programas de intercâmbio e para graduandos de letras que querem aperfeiçoar o idioma estudado.

Com esta extensão do programa, também serão ofertados cursos para os seguintes idiomas: espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e o inglês, é claro.

Mais informações, no site oficial do IsF

UTFPR é finalista do Prêmio Bom Design 2014

E aí, ficou sabendo da SemanaD que aconteceu no começo do mês? O evento foi lá no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e teve a presença de designers, empresas e toda a comunidade. Durante a quarta edição da SemanaD, eles puderam trocar informações, promover marcas e produtos e, principalmente, compartilhar experiências mostrando o poder transformador do design.

O PRÊMIO BOM DESIGN 2014

No “Dia do Designer”, 5 de novembro, foram realizadas palestras e workshops em que alguns professores da UTF foram os protagonistas, propagando o conhecimento para todos os que estavam presentes: Ana França, Marco Mazarotto, Gheysa Prado, Kando Fukushima, Claudia Bordin e Marcelo Publio. Mais tarde, no Espaço D, foi realizada a entrega dos certificados aos finalistas do Prêmio Bom Design 2014, e também da premiação principal aos vencedores.

Dois projetos finalistas foram realizados por alunos da UTFPR: o website desenvolvido por Priscylla Soares Nunes para a ONG Amahteb e o aplicativo Pin Curitiba de Ary Ney Chaicoski Junior e Gabrielle Justi Kalô.

Pin Curitiba

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis e oferece informações sobre os patrimônios tombados pelo patrimônio nacional e estadual presentes na cidade de Curitiba.

Por enquanto, o aplicativo é apenas um protótipo desenvolvido para o TCC dessa dupla aí, mas toda a interface está disponível aqui.

Os patrimônios são divididos em: Edifícios, Monumentos, Museus, Natural, Paisagens Urbanas e Residências:

E em cada seção você encontra uma lista de lugares para visitar:

Não sabe o que é patrimônio tombado? O Pin Curitiba pode te explicar:

 

Dentro do sistema é possível acessar os mapas que indicam as atrações da mesma seção:

E também criar roteiros de passeios:

 

Legal né?! Se quiser ver mais sobre o aplicativo é só dar o play nesse vídeo.