Exposição PerDonas comemora os 105 anos da UTF

Em comemoração aos 105 anos da UTF, o Ateliê de Cerâmica do Departamento de Desenho Industrial do Câmpus Curitiba (Dadin) está realizando, no pátio central da Sede Centro, a exposição ‘Perdonas’, que reúne peças em cerâmica produzidas com a temática “Universidade e Universalidade”.

O objetivo dos trabalho é representar toda a diversidade que compõe um ambiente acadêmico. É o que explica a professora Marilzete Nascimento, supervisora do projeto: “[a universidade] é um espaço que, por natureza, deve ser democrático, abrigando todas as crenças, ideias e ideais e permitir a livre expressão, sem censura, sem opressão”.

Confira aí uma pequena amostra da Exposição:

Legal, né? O pessoal do Ateliê também gravou um making of do processo de produção das peças:

A Exposição permanece no pátio central do Câmpus Curitiba até 24 de outubro. Passa lá! 😉

 

Aplicativos úteis na preparação para o Enem 2014

Enem chegando, vai batendo aquela ansiedade e muitas vezes a decisão dar um chega nas distrações. Mas calma, rapaz! Antes de engavetar seu tablet e o smartphone, que tal pensar em usá-los para o bem dos estudos? Para te ajudar, o Blog selecionou seis aplicativos úteis para a vida de vestibulando. Confira:

VolpAndroidIOS
Quer ajuda com ortografia e não se contenta com qualquer app? Que tal um criado pela própria Academia Brasileira de Letras? O Volp surgiu para facilitar a vida de milhares de pessoas que procuravam o site da Academia para esclarecer dúvidas. O App conta com mais 380 mil verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Novo Acordo Ortográfico.

Maths Formulas FreeAndroidIOS
Como o próprio nome diz, esse é um aplicativo para ajudar com fórmulas matemáticas. Ele traz conteúdo de Álgebra, Trigonometria, Equações, Geometria Analítica e até Integrais! Ainda há o recurso de conversão de unidades.

 

MyScript CalculatorAndroidIOS
Outro app matemático, o MyScript é uma calculadora que consegue compreender e resolver operações matemáticas desenhadas na tela do smartphone ou tablet. Simples, fácil e ideal para fazer a prova real daquela conta em que você ficou um pouco inseguro do resultado.

 

Física BolsoAndroid
Também um app de fórmulas, mas agora para Física. Bastante didático, o Física Bolso trabalha as descrições das fórmulas com imagens. No seu conteúdo há por exemplo matérias como Gravidade e Termodinâmica.

 

EvernoteAndroidIOS
O aplicativo para quem adora fazer anotações, mas se perde na hora de procura-las. O Evernote permite fazer anotações com texto, fotos e pdf. Você ainda pode criar tag e cadernos. E o melhor: tudo pode ser acessado com uma simples palavra de busca.

 

AprovadoAndroidIOS
Como de nada vale muito conteúdo sem nenhuma organização, não podemos deixar de fora um gerenciador de tempo. O Aprovado permite que você registre suas horas de estudos e crie uma agenda especifica para suas necessidades. O aplicativo ainda elabora gráficos para facilitar a visualização dos seus horários.

E aí, gostou? Não custa experimentar, não é? E caso você conheça outro aplicativo bacana para quem está se preparando para o Enem, compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Só lembrando que o Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e as mais informações sobre a prova podem ser encontrada no site do Inep.
Boa sorte aos candidatos. :)

Alunos de Pato Branco apresentam projetos de tecnologia assistiva

A aplicabilidade prática de um projeto é o sonho de todo pesquisador, não é mesmo? Pois olha só que legal! Alunos do Câmpus Pato Branco acabam de apresentar à comunidade alguns projetos desenvolvidos na área de tecnologia assistiva. São instrumentos e softwares que dão uma grande força para que tem algum tipo de deficiência.

 

Protótipo trike destinado aos cadeirantes

Protótipo trike destinado aos cadeirantes

O projeto do acadêmico Evaldo Augusto Bianchi, intitulado “Sistema para Controle de Frotas do Transporte Coletivo com Acessibilidade para Deficientes Visuais”, por exemplo, permite ao usuário de transporte coletivo receber em seu dispositivo móvel o endereço que o veículo adaptado se encontra. Outro software é o “Leitor Digital”, desenvolvido pelo aluno Thiago Martignoni, que, ao ser disposto sobre as linhas de um texto, interpreta e reproduz os sinais gráficos no formato de áudio. Prático, não?

Já o “Sistema de Auto Localização”, desenvolvido pela aluna Lidiane Furlan Lopes, tem a finalidade de fornecer a geolocalização exata do usuário em áudio. A partir das coordenadas dadas pelo dispositivo, uma pessoa cega, por exemplo,  pode chegar ao destino pretendido.

"Leitor Digital" interpreta os sinais gráficos e os emite no formato de áudio

“Leitor Digital” interpreta os sinais gráficos e os emite no formato de áudio

Além desses programas, também foram apresentados um sistema de auxílio à navegação com monitoramento e orientação remota, adaptado para o treinamento de atletas cegos em pista de atletismo; um protótipo trike (foto acima) destinado às pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida dos membros inferiores; e um relógio falante acionado por comandos de voz.

Os protótipos apresentados utilizam o sistema operacional Android e serão disponibilizados gratuitamente através do Google Play.

VII Semana da Inclusão

A apresentação das pesquisas ocorreu durante VII Semana da Inclusão do Câmpus Pato Branco que, neste ano, teve como temática principal as tecnologias assistivas. Um dos momentos mais esperados do evento foi a participação do pós-graduado Cleverson Rossi, do Câmpus Dois Vizinhos. O egresso, que possui paralisia cerebral, contou um pouco da sua experiência  as dificuldades no dia a dia.

Semana da Inclusão no Câmpus Pato Branco, realizada entre os dias 08 e 10 de setembro

Semana da Inclusão no Câmpus Pato Branco, realizada entre os dias 08 e 10 de setembro

“O evento conseguiu evidenciar o tema tecnologia assistiva através do conceito das palestras e dos trabalhos realizados no Câmpus. Poucas pessoas conheciam essa área e com esse projeto elas podem se inserir, pois é de grande importância para a sociedade”, comenta Mirélia Flausino Vogel, da Comissão Organizadora da Semana.

Calourada Solidária em Campo Mourão

Solidariedade e muita diversão! Foi assim que os veteranos recepcionaram os calouros dos sete cursos de graduação do Câmpus Campo Mourão. O evento, realizado no último dia 18, reuniu os alunos em um momento de integração em torno de uma gincana superdescontraída.

Mesmo antes do evento principal, os alunos já se movimentavam para a atividade de arrecadação de alimentos e ração animal. O resultado? Ao todo, foram mais de 300 kg de alimentos destinados à Casa de Passagem São José, um albergue da cidade que atende em média1200 pessoas por ano, e 1 tonelada de ração doada aos Protetores de Animais Independentes (PAIS), entidade que cuida de mais de 600 cachorros abandonados.

Mas como ♪ ♫  a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte ♪ ♫, a programação do evento também contou com a apresentação da peça teatral “Politikós” (foto abaixo), uma comédia baseada no atual cenário político-sócio-cultural do país.

E no dia da gincana a animação ficou por conta da banda Nos Pudendo.

“Conversando com as turmas de quando não tínhamos esse evento para as que já participaram dele, conseguimos notar uma grande diferença na mente e também em como a calourada os ajudou na socialização com os alunos tanto veteranos como outros calouros. É uma ótima oportunidade para aumentar a socialização no campus, ajudar na ambientação dos calouros e também se divertir sem humilhar ou machucar o próximo”, destaca a aluna Manuella Siqueira, uma das organizadoras do evento.

Todas as atividades realizadas somaram pontuação para a gincana final, que teve como equipe vencedora a galera de Engenharia Civil. Como premiação, a galera ganhou um churras na faixa!

Mas cá pra nós, com tantas coisas legais o que menos importou foi a equipe vencedora. Não é mesmo? 😉

O evento já é uma tradição no Câmpus. Quer ver? Pois confere aí algumas fotos desta e de outras edições da Calourada. 😀

Desafio inovação Suécia-Brasil 2015

Faz engenharia e está interessado em conhecer uma das melhores universidades de engenharia do mundo? Então, fique ligado no Desafio Inovação 2015 – Suécia Brasil! Fruto de uma iniciativa da empresa Student Competitions, em parceria com SAAB e Chalmers University of Technology, a competição é destinada aos profissionais de engenharia formados por qualquer universidade brasileira e também aos estudantes que completaram o terceiro ano de graduação.

Os interessados têm até o 14 de outubro para se inscrever na competição. O desafio é composto pelas seguintes fases:

Etapa 1: Teste de conhecimento – Inovações Suecas e Relações entre Suécia e Brasil
Teste de múltipla escolha que verifica conhecimento sobre inovação sueca e sobre a indústria e sistema de educação sueco.

Etapa 2: Teste de raciocínio lógico
Teste de múltipla escolha que verifica habilidades analíticas e raciocínio lógico.

Etapa 3: Teste sobre transporte sustentável
Teste de múltipla escolha que verifica conhecimento sobre assuntos ligados a transporte sustentável e desenvolvimento urbano.

Etapa 4: Redação – Transporte sustentável
Redação sobre um estudo de caso, onde o candidato tem a chance de aplicar e mostrar o seu conhecimento sobre a temática.

Etapa 5: Carta de motivação 
Texto curto onde o participante apresenta as suas razões e motivação para visitar a Suécia e porque deve ser o vencedor.

Mas atenção, os participantes poderão turbinar suas chances de vencer através de recomendações de amigos através do Facebook.

Etapa 6: Apresentar os registros acadêmicos
Os documentos devem ser cópias oficiais dos documentos em português.

Os dois vencedores do primeiro prêmio ganharão uma viagem à Suécia para conhecer a Chalmers University of Technology e a empresa SAAB no outono de 2015, e os ganhadores do segundo e terceiro lugar, um certificado de participação e um convite para a cerimônia de premiação.

O resultado do Desafio Inovação 2015 será divulgado no dia 23 de outubro de 2014 e os seis vencedores serão convidados para a cerimônia de premiação na Reunião Anual do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, que será realizada no dia 13 de novembro em São Paulo.