UTFPR e o Mercado de Trabalho – Sistemas da Informação

Com o grande número de informações que são geradas e distribuídas todos os dias através dos computadores nas empresas, é essencial que exista um sistema que administre tal fluxo. E o curso de Sistemas de Informação, ofertado no Câmpus Curitiba, forma profissionais para essa crescente demanda do mercado de trabalho.

O Bacharel em Sistemas de Informação é capacitado para desenvolver, instalar, adaptar e implementar sistemas computacionais. Além disso, também pode coordenar equipes de trabalho e definir o uso de recursos de TI (Tecnologia de Informação) específicos para atender às necessidades das organizações.

A diversidade de frentes de trabalho é uma das características da área. “As empresas são diversas, tanto em número quanto em tamanho e área de atuação. O profissional de Sistemas de Informação pode atuar em empresas onde a Computação é a atividade fim, e naquelas em que a Computação é a atividade meio”, comenta a professora Mariangela Gomes Setti, coordenadora do curso.

Com uma carga horária de 3.510 horas/aula, o curso de Sistemas de Informação da UTFPR contempla disciplinas bastante específicas como por exemplo Algorítimo, Lógica para Programa, Arquitetura de Computadores, Banco de Dados, Estrutura de Dados, Sistemas Operacionais, Engenharia de Software etc.

Segundo a publicação Guia do Estudante, da Editora Abril, o salário inicial de um profissional de Sistemas de Informação é de R$ 1.265. Esse valor, no entanto, não é exato, uma vez que há uma grande diversidade de funções e postos de trabalho.

Gostou das áreas de atuação desse profissional? Compartilhe!

Bem-vindos à UTFPR de… Ponta Grossa e Toledo!

Ponta Grossa

Cachoeira da Mariquinha (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

Cachoeira da Mariquinha (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

Conhecida também como “Princesa dos Campos”, Ponta Grossa está localizada na região Central do Paraná e abriga pouco mais de 330 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2013.

No município é possível encontrar várias opções de ecoturismo, como a Represa dos Alagados, área privada para esportes náuticos, ou o Rio Tibagi, usado para a prática da canoagem. A escalada é muito praticada nos paredões da Cachoeira da Mariquinha (foto ao lado) e no Buraco do Padre.

Na área de eventos, o destaque é Festa Nacional do Chope Escuro, a Münchenfest, com atrações musicais nacionais e internacionais, além de bandas típicas alemãs e parque de diversões.

O Câmpus UTFPR em Ponta Grossa foi inaugurado no ano de 1992 ofertando inicialmente cursos, em nível técnico, nas áreas de Alimentos e Eletrônica. Ao longo desse tempo, o câmpus cresceu! Hoje são ofertados cursos regulares técnicos de nível médio, superiores de graduação – bacharelados, engenharias e tecnologias -, e programas de pós-graduação stricto sensu, além dos cursos de educação continuada: especializações, cursos de extensão e a formação pedagógica. Você pode conferir a lista completa de cursos aqui.

Câmpus da UTFPR em Ponta Grossa (Foto: Reprodução/Comunicação)

Câmpus da UTFPR em Ponta Grossa (Foto: Reprodução/Comunicação)

Endereços úteis:

Toledo

Situado no Oeste paranaense, Toledo é um dos maiores produtores de grãos do estado.

Assim como Ponta Grossa, o município conta com diversas belezas naturais, como as cachoeiras e trilhas ecológicas do Rio São Francisco. O Parque Ecológico Diva Paim Barth, em plena região central, se destaca com um lago, horto florestal e outros atrativos, que o tornam ponto de encontro dos seus quase 130 mil habitantes.

Aquário Municipal (Foto: Prefeitura de Toledo)

Aquário Municipal (Foto: Prefeitura de Toledo)

Já o Aquário Municipal (foto ao lado), encanta pela beleza das espécies expostas. São mais de 60 espécies originárias das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas; e um tanque marinho com espécies de peixes exóticos e diversos corais.

Desde 1974, o município sedia a Festa Nacional do Porco no Rolete. Conta-se que o evento nasceu de um concurso, em que o vencedor seria aquele que apresentasse a mais saborosa receita de carne de porco assado inteiro; em 1995, o Festival foi tema do enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval carioca.

Câmpus da UTFPR em Toledo (Foto: Comunicação/UTFPR)

Câmpus da UTFPR em Toledo (Foto: Comunicação/UTFPR)

A UTFPR está instalada no município desde 2007. Confira a relação de cursos que o Câmpus oferta clicando aqui.

Endereços úteis:

 

Avalie seu professor!

Você sabe a importância de avaliar seu professor?

A avaliação do docente pelo discente é uma ferramenta que visa o avanço contínuo da qualidade de ensino e do relacionamento aluno/professor. Através dela, o estudante tem a oportunidade de opinar sobre a qualidade do ensino na instituição e, ao mesmo tempo, os professores recebem o feedback sobre o trabalho que estão desenvolvendo em sala.

As avaliações são feitas através de um formulário eletrônico disponível no Portal do Aluno, na opção ‘Avaliação do Professor’. Os focos da avaliação são o conteúdo, a didática, o planejamento, os métodos de avaliação e o relacionamento com os alunos. Cada uma das categorias devem ser classificadas em escala crescente de uma a cinco estrelas. O aluno ainda tem um espaço para fazer considerações por escrito sobre os pontos avaliados.

As respostas das avaliações permanecem no banco de dados e são processadas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação. Após o término do semestre letivo, os resultados são divulgados aos Departamentos Acadêmicos/Coordenadores de Curso e, consequentemente, aos professores. Todo o processo é confidencial e os docentes não ficam sabendo o que cada aluno escreveu ou marcou no questionário.

A avaliação do Docente pelo Discente acontece uma vez a cada semestre letivo. O formulário desse semestre já está liberado. Confira abaixo os câmpus que estão com as avaliações em aberto:

Acesse o Portal do Aluno UTFPR e não deixe de dar sua opinião!

UTFPR e o Mercado de Trabalho – Química

Chegamos a mais uma sexta-feira e também a mais um post da série “UTFPR e o Mercado de Trabalho”. Hoje, o destaque é o curso de Química, responsável por estudar as transformações e combinações da matéria, além da composição e estrutura de substâncias. A Universidade Tecnológica oferece duas modalidades dentro dessa área: o Bacharelado e a Licenciatura.

Além do estudo das estruturas e composição das substâncias, o Químico também tem um papel importante para o Meio Ambiente e a cada dia isso se torna mais evidente. O avanço das pesquisas tem proporcionado grandes feitos em outras áreas de estudo, colaborando com o desenvolvimento de soluções para os problemas entre a necessidade da preservação e o consumo de recursos naturais.

O estudante de Química pode atuar em diferentes campos, o que vai depender da sua formação e da sua escolha. Segundo o professor Marcio Barreto Rodrigues, coordenador do curso no Câmpus Pato Branco, o que diferencia o Bacharelado da Licenciatura não são exatamente as disciplinas cursadas, mas o direcionamento das mesmas: “enquanto a Licenciatura direciona para a formação pedagógica, habilitando para a docência no ensino básico e médio, o objetivo do Bacharelado é formar profissionais para atuar na indústria química e em seus diversos campos e na pesquisa”.

Os cursos de Bacharelado em Química são ofertados nos Câmpus Curitiba e Pato Branco; já os de Licenciatura, nos Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Londrina e Medianeira. Todos são semestrais e requerem o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além é claro, do estágio obrigatório. Você pode conferir mais detalhes do curso e de sua grade horário no Portal de Cursos da UTFPR.

Se você já cursa Química, deixe aqui sua experiência! Se você se interessou pelo curso, a inscrição para concorrer a uma das vagas acontece por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC. Então, estude bastante e boa sorte!

Bem-vindos à UTFPR de… Medianeira e Pato Branco!

Medianeira

Situada no Oeste do Paraná, Medianeira tem uma população de 42 mil habitantes (dados de 2010) e é famosa por possuir um forte setor agroindustrial.

Foto: Reprodução/Pref. Medianeira

Foto: Prefeitura de Medianeira

O Festival da Carne Suína, que acontece todos os anos no mês de agosto, é um dos principais eventos festivos da cidade. Uma de suas atrações é a curiosa e divertida Corrida do Porco (foto ao lado), realizada na Praça Ângelo Darolt. Após a competição, os participantes se confraternizam em um grande almoço de carne suína, servido no pavilhão da Igreja Matriz.

Medianeira foi a primeira cidade do interior do Paraná a ganhar um câmpus da UTFPR, quando ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PR) – em 1987. Nesses mais de 25 anos, o Câmpus vem acompanhando a mudança do perfil econômico do município, de extrativista a agroindustrial. Atualmente, oferta os seguintes cursos de graduação: Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Licenciatura em Química.

Câmpus da UTFPR na cidade de Medianeira. (Foto: Comunicação/UTFPR)

Câmpus da UTFPR na cidade de Medianeira. (Foto: Comunicação/UTFPR)

Endereços úteis:

Pato Branco

Localizada no Sudoeste do Estado, Pato Branco abriga pouco mais de 70 mil habitantes (dados de 2013) e é considera a quarta cidade com a melhor qualidade de vida do Paraná. Desde a década de 1990, ao município vem passando por um forte crescimento industrial, principalmente nas áreas de informática e eletroeletrônica.

Pato Branco também é bastante conhecida na TV; tudo por conta da personagem Bozena, de Alessandra Maestrini no seriado “Toma Lá, Dá Cá”, que contava estórias bizarras de moradores da sua cidade natal na ficção. Outros famosos pato-­branquenses, são os jogadores Alexandre Pato e Rogério Ceni.

Câmpus da UTFPR em Pato Branco. (Foto: Comunicação/UTFPR)

Câmpus da UTFPR em Pato Branco. (Foto: Comunicação/UTFPR)

A UTFPR está presente no município desde 1990 e vem atuando como uma importante peça no desenvolvimento local, fornecendo mão de obra qualificada para o polo tecnológico da região. O câmpus oferta os seguintes cursos: Técnico em Agrimensura, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Manutenção Industrial, Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Química, Matemática e Letras Português-Inglês.

Endereços úteis: