Receita do sucesso

Daniel Koda, que foi aprovado no 1° lugar geral do ITA, já está no Instituto para participar da recepção aos novos alunos.

Já pensou prestar vestibular e ser aprovado em 1° lugar geral da instituição?

Essa foi a surpresa e alegria do aluno da UTFPR Daniel Schwalbe Koda que passou em primeiro lugar geral do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E olha que a proeza não foi fácil, além tirar 82,0 nas provas para o Curso de Engenharia Eletrônica, Daniel disputou uma das 130 vagas do ITA com 7.285 candidatos.

Além disso, Daniel, que foi aluno do Curso Técnico Integrado em Eletrônica, do Câmpus Curitiba, também conquistou, em 2012, o 5° lugar geral na Academia da Força Aérea (AFA) e o 4° lugar geral no Instituto Militar de Engenharia (IME).

Em entrevista ao Blog do Aluno, Daniel conta como a UTFPR ajudou a alcançar esses resultados e dá dicas de como se preparar para o vestibular. Confira:

Blog do Aluno: A que você atribui o seu excelente desempenho no ITA?
Daniel: Um bom desempenho não depende apenas do estudo, acredito eu. Obviamente, estudar muito é essencial, mas muitas vezes não é condição suficiente. Posso citar alguns pontos que considero importantes na minha preparação:
– Foco total: larguei tudo que não era relacionado ao estudo por um ano completo. Eu me permitia ter lazer, sim, mas apenas aos domingos. Durante os outros 6 dias da semana, dedicava-me exclusivamente aos estudos.
– Apoio: minha família, meus amigos e meus professores sempre me ampararam nesta conquista. Eles nunca desistiram de mim e todos os dias me forneciam apoio e suporte emocional para continuar sempre em frente.
– Disciplina: não é fácil acordar cedinho e ir dormir tarde, e é mais difícil ainda passar o máximo de tempo acordado estudando. Precisei, então, de muita disciplina para levar adiante meu plano de estudos e poder me superar todos os dias, deixando de lado a diversão para me preparar corretamente.
– Estrutura de estudo: ajudado pelos recursos do cursinho e por professores, tive a ótima oportunidade de receber um preparo muito bom para os vestibulares ITA/IME. Pude contar com um excelente material didático, provas antigas e resoluções que propiciaram a evolução dos estudos.

Blog do Aluno: Como as aulas na UTFPR ajudaram você na hora de prestar as provas?
Daniel: A UTFPR oferece aos seus alunos, além de um ensino médio de ponta – embasando, assim, qualquer aluno que pretenda fazer um bom vestibular – o diferencial do ensino técnico. Os desafios do Técnico em Eletrônica me ensinaram como lidar com vários problemas de um vestibulando: planejamento do tempo, identificação e resolução de problemas, criatividade, além de raciocínio lógico e analítico. A constante elevação dos padrões durante o curso proporcionaram a quebra de paradigmas quanto ao estudo e os constantes incentivos dos professores mostraram o quanto era possível atingir determinados objetivos, desde que nos dedicássemos o suficiente para trabalharmos nele. Assim, a UTFPR me forneceu condições excelentes para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento intelectual, sendo essencial neste bom resultado.

Blog do Aluno: Que dicas ou conselhos você daria a quem está prestando vestibular?
Daniel: Estudar para o vestibular requer muita disciplina. Normalmente, ler a matéria e resolver exercícios de última hora não são tão eficazes quanto um trabalho árduo, contínuo e a longo prazo. Eu diria que, para realizar uma boa prova, é preciso conhecê-la bem. Isso significa: ter o conteúdo bem fixado por meio de aulas e exercícios, saber resolver toda a prova em um tempo semelhante ao da prova e conseguir manter a calma durante o vestibular. Não é fácil dedicar-se exclusivamente aos estudos, mas alcançar seus próprios sonhos significa ser capaz de superar a si mesmo antes de superar os outros. Uma vez que alguém supera a si mesmo, não existirão desafios que não possam ser transpostos. Vale a pena, portanto, sacrificar um pouco de lazer e descanso para trabalhar em seus próprios sonhos e, ainda mais, realizá-los com sucesso.

 

Gostou da história do Daniel? Também foi aprovado em algum vestibular ou processo seletivo? Conte pra gente e compartilhe conosco a sua conquista!