Alimentação no período de provas

Frutas podem ser consumidas tanto na véspera quanto no dia da prova (Imagem: Office)

Em época de entrega de trabalhos e realização de provas é normal que os estudantes fiquem mais nervosos e passem a descuidar dos hábitos alimentares. A verdade é que manter uma alimentação equilibrada ajuda até mesmo na finalização das atividades acadêmicas. Confira algumas dicas para não descuidar da alimentação nestes períodos!

Durante os dias de prova deve-se evitar pular refeições, principalmente o café da manhã, e não substituir as refeições por lanches rápidos. Estes são geralmente mais calóricos e pobres em nutrientes e podem resultar em períodos de sonolência e lentidão no raciocínio.

Se o aluno for realizar provas muito longas, é recomendada à ingestão de barrinhas de cereais ou de chocolate (ao leite ou amargo), para suprir o desgaste de glicose do cérebro. Os alunos mais nervosos podem tomar uma xícara de chá de camomila ou erva cidreira na noite anterior. Antes da prova, o suco de maracujá também pode ser um excelente aliado.

Toda refeição neste período deve conter fontes de carboidratos como arroz, macarrão, vegetais e pães, já que são fontes importantes de energia. Alimentos como sardinha, lentilha, mel, laranja, banana, kiwi, abacate e manga ajudam a diminuir a ansiedade. …Continue lendo…

Supermanual

Para estudar para uma prova misture os assuntos.Uma sequência de gramática, matemática e história exige mais do cérebro do que se concentrar em um assunto por vez. (Imagem: Superinteressante)

Se você tem dúvidas de como estudar para uma prova ou simplesmente de como poderia ter ideias mais criativas, acaba de ganhar um excelente aliado!

Supermanual, produzido pela Revista Superinteressante, reúne dicas científicas, dinâmicas e ilustradas, com o objetivo de ajudar as pessoas em situações de estudo, trabalho ou até mesmo com problemas do dia a dia, como, por exemplo, a economizar combustível ou acabar com a insônia.

Confira!

Premiação na FIciências

Parabéns a Elaine Werncke, aluna do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Química, do Câmpus Medianeira, pela conquista do segundo lugar na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências)!

O trabalho da aluna, intitulado “Bioplástico de Macarrão”, conquistou o prêmio entre outros 145 trabalhos apresentados por estudantes argentinos, brasileiros e paraguaios.

O FIciências, que aconteceu em Foz do Iguaçu no inicio de novembro, é um evento técnico, cientifico  e cultural destinado a estabelecer interações e trocas de experiências entre estudantes.

II Ciclo de Tardes de Campo em Pequenas Propriedades Leiteiras

Começou hoje o II Ciclo de Tardes de Campo em Pequenas Propriedades Leiteiras, do Câmpus Dois Vizinhos. O evento ainda acontece amanhã e nos dias 06 e 07 de dezembro. As quatro “Tardes de Campo” são voltadas à produção leiteira em diferentes municípios da região Sudoeste do Paraná.

Este projeto, que faz parte das ações de extensão universitária “Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira na Região Sudoeste do Paraná”, aborda os seguintes temas: Grão úmido de milho para ração de vacas leiteiras; Implantação, adubação e manejo de pastagens; Alimentos e alimentação de bezerras e novilhas; e Resultados econômicos 2010-2012.

O Ciclo foi elaborado em parceria da UTFPR, através da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), dos Cursos de Zootecnia e Agronomia, do Programa de Educação Tutorial (PET) Produção Leiteira e das instituições conveniadas e parceiras como o Instituto EMATER,  Cresol – Base Sudoeste, Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar (SISCLAF), Prefeituras Municipais de Boa Esperança do Iguaçu, Dois Vizinhos, Honório Serpa e São Jorge D´Oeste.

Confira a programação e participe!

Pibid de Química do Câmpus Campo Mourão cria site e jornal eletrônico

O grupo de alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química do Câmpus Campo Mourão desenvolveu e elaborou um site e um jornal eletrônico para divulgar as atividades desenvolvidas pelo grupo.

O projeto também tem como objetivo incentivar licenciandos em Química, participantes ou não do programa, a lerem e redigirem textos, além de socializar conhecimentos atuais na área, sugerir jogos educativos, charges e divulgar eventos. O primeiro número do jornal foi publicado em outubro, sua periodicidade será mensal e o acesso poderá ser feito a partir do site do grupo Pibid.

O Pibid de Química do Câmpus Campo Mourão teve inicio em setembro deste ano e é financiado pela Capes, contando com a participação de doze estudantes de química do câmpus, duas professoras de química de ensino médio, um coordenador de área e professores colaboradores.

Confira esta ótima ideia e iniciativa para divulgar estudos e desenvolver conhecimento!