Mais dinheiro para Educação

Neste mês, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou uma proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) e estabelece 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área da Educação.

A proposta, que foi criada em 2010 e circula desde então na Câmara, segue para votação no Senado.

Atualmente, União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Segundo dados da Folha de S. Paulo, em 2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$ 414,3 bilhões.

Inscrições abertas para o Hotel Tecnológico

Foram lançados, no mês de outubro, os editais de chamada para o Hotel Tecnológico dos Câmpus Cornélio Procópio e Dois Vizinhos da UTFPR.

Confira as datas de inscrição:

Leia o edital do Câmpus Cornélio Procópio e o edital do Câmpus Dois Vizinhos.

Quer saber mais sobre Hotel Tecnológico? Confira o post sobre Empreendedorismo na UTFPR publicado aqui no Blog!

 

Pelo bom uso da língua

Se você tem dificuldade com a gramática ou gostaria de tirar alguma dúvida de português, aqui vai uma excelente dica.

Confira o blog, recém lançado, da consultora de língua portuguesa da Folha de S.Paulo, Thaís Nicoleti de Camargo. Em sua página, a professora disponibiliza dicas para o bom uso da língua, além de ajudar a solucionar dúvidas enviadas pelos leitores em diversos aspectos da gramática.

O blog possui uma linguagem bem direta e dinâmica, e a autora fornece uma boa quantidade de exemplos, o que ajuda na fixação do conteúdo exposto. O espaço é destinado àqueles que querem escrever melhor e que desejam sanar dúvidas sobre as mudanças ortográficas, acentuação, pontuação e pronúncia.

Acesse já!

Futuro aluno: Saiba como entrar para a UTFPR e obter informações sobre seus cursos

A segunda edição do Guia do Estudante da UTFPR já está publicada. Ali, o futuro aluno encontrará informações sobre todos os cursos ofertados pela UTFPR, desde técnico integrado, até graduação e pós-graduação.

Além disso, o Guia ensina como é feito o processo de seleção para entrada nos cursos da instituição e traz um resumo das informações sobre seus programas, cursos de extensão, atividades físicas, comunitárias, mobilidade estudantil, assistência estudantil, bolsas, ou seja, tudo que possa contribuir para a formação acadêmica dos alunos da Universidade Tecnológica.

Guia está disponível no portal da UTFPR no link Alunos, ou Futuros Alunos.

Descubra o que é trainee

Umas das melhores formas de ingressar no mercado de trabalho é participar de um programa de trainee. Mas você sabe o que é isso?

Confira a entrevista com Kleber Piedade, um dos sócios fundadores da empresa Seja Trainee,  e conheça mais sobre esse novo tipo de profissional

O que é um trainee?
Kleber Piedade – Trainee vem do termo inglês training, que significa um indivíduo em treinamento. Na prática, trainee é a forma que as empresas encontraram de formar os futuros talentos da organização. Ou seja, as empresas fazem um processo seletivo apurado para trazer esses profissionais no início de carreira e desenvolvê-los dentro da empresa, para que se adaptem à cultura e possam ser os líderes da empresa em alguns anos.

Quais são as principais características que as empresas procuram nos aspirantes a trainee?
Kleber Piedade – Além de profissionais com um currículo de destaque, as empresas têm buscado cada vez mais profissionais que possam agregar valor à organização. Características importantes são: brilho nos olhos, determinação, resiliência, foco em resultados e aprendizado rápido.

O que representará para o currículo de um jovem que está concluindo o Ensino Superior, entrar no mercado de trabalho como trainee?
Kleber Piedade – Ser trainee é entrar com o pé direito no mercado de trabalho. O trainee tem não só um “carimbo” de qualidade no currículo, mas também, passa por diversos treinamentos, está próximo à liderança da empresa e tem uma carreira acelerada, chegando a postos de liderança com mais velocidade que outros colaboradores.

Que conselho você dá aos leitores do blog/estudantes universitários que almejam alcançar o êxito nos Processos Seletivos e se tornarem trainees e que outras fontes de pesquisa você indica aos mesmos?
Kleber Piedade – O primeiro passo para ter sucesso em um programa de trainee é se conhecer bem. Saber quais são seus pontos fortes é fundamental. É importante também escolher empresas pelas quais você tem interesse e identificação. Não recomendamos se inscrever em muitos programas de trainee. Isso reduz o seu foco e impede que você conheça profundamente o negócio da empresa. E essa é outra dica. Pesquise sobre a empresa que você quer ser trainee, conheça o mercado e os concorrentes. Outra dica é: seja autêntico. Não tente usar truques ou incorporar personagens. Os recrutadores percebem facilmente. E busque preparação. O jovem, quando passa por grandes concorrências como vestibular ou concurso público, busca se preparar e estudar. Para os programas de trainee não deve ser diferente. Leia a respeito do tema, busque referências, converse com pessoas e busque formas de se preparar. Isso fará toda a diferença na hora de mostrar o melhor de você no processo seletivo.

Entrevista reproduzida do portal Administradores.