Resultados do Enem 2017

Você, futuro aluno da Tecnológica, deve estar ansioso pelos resultados do Enem 2017, certo? Pois é, o Ministério da Educação (MEC) divulgou em suas redes sociais que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 será antecipado para esta quinta-feira, 18 de janeiro.

As notas poderão ser consultadas no portal do Enem, na Página do Participante através do login com o CPF e senha criada no ato da inscrição do Exame (então, se você não se lembra da senha, aproveite os dias anteriores à divulgação dos resultados, pois normalmente o site fica congestionado).

Com o acesso às notas, já será possível calcular sua média para o curso desejado, lembrando dos pesos que cada curso destina para as disciplinasVocê pode acessar aqui a relação de pesos exigidos em cada curso da UTFPR.

Após o resultado das notas, o próximo passo é aguardar até o dia 29 de janeiro para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Utilizando o mesmo login e senha, você pode escolher duas opções de curso (clique aqui para saber um pouco mais sobre como funciona o Sisu na UTFPR). Além do Sisu, o Enem também possibilita a inscrição em outros programas como o ProUnique oferece bolsas parciais e integrais em instituições particulares e o Fies, programa de financiamento estudantil.

Vale lembrar que a nota da redação também estará disponível dia 18, porém o espelho da redação individual será disponibilizado apenas dia 19 de março.

Boa sorte a todos!

Vagas para o Sisu 2018.1 \o/

Já está disponível para consulta o quantitativo total de vagas que serão ofertadas pela Tecnológica na edição 2018.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, serão 4 mil e 400 vagas distribuídas em mais de cem cursos dos 13 câmpus da Universidade.

Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, no ano de 2017 e obteve nota da redação diferente de zero. A inscrição, realizada exclusivamente no site do Sisu, dá ao candidato a opção de duas escolhas de cursos nas mais de 100 instituições de ensino superior participantes, de acordo com a oferta de cada uma.

Mais de 4 mil vagas serão ofertadas pela UTFPR no Sisu 2018.1

Mais de 4 mil vagas serão ofertadas pela UTFPR no Sisu 2018.1

Mas fique ligado! Na Tecnológica, os pesos das disciplinas sofreram algumas alterações, que dá pra conferir neste anexo. Também foram disponibilizados os últimos scores de maior e menor nota dos processos seletivos passados; é legal consultar essas relações pra ter uma ideia de como andam as notas pro curso que você quer ingressar.

Essas dicas possibilitam que você escolha a melhor opção de acordo com sua nota obtida no Enem e a nota de corte do curso, que é exibida todos os dias no site do Sisu durante o período de inscrição e vai mudando conforme as inscrições efetivadas.

Vale lembrar também que o Sisu adota o sistema da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias que estarão listadas no edital do Sisu na UTFPR.

Agora é só ficar atento, pois as inscrições acontecem entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018 e o resultado da chamada regular é logo em seguida, dia 2 de fevereiro. Ah, é claro que existe também a listas de espera para os estudantes não convocados na primeira chamada. É fazer a adesão, também no site do Sisu, entre os dias 2 e 16 de fevereiro. Depois, basta acompanhar as chamadas complementares e cruzar os dedos 😉

Sisu 2017.2: Complemento da Lista de Espera

Mais uma oportunidade para quem tá muito a fim de uma vaga na Tecnológica 😉

A partir desta quarta-feira (12) o Departamento de Processos Seletivos recebe inscrições para o Complemento da Lista de Espera do Sisu 2017.2. O objetivo é cadastrar e classificar candidatos para subsidiar e complementar a relação de convocados para as Chamadas Nominais programadas para os Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

As inscrições serão aceitas exclusivamente pela página ‘Futuros Alunos da UTFPR‘, até 4 de agosto, e o candidato deve optar por apenas um curso e um câmpus dentre os disponíveis. Também no ato da inscrição, é necessário que o candidato escolha em qual das prioridades pretende concorrer às vagas: notas do Enem 2016; notas do Enem 2012, 2013, 2014 ou 2015; e rendimento escolar informado no Histórico do Ensino Médio.

A relação dos convocados para a Chamada Nominal será divulgada na página Futuros Alunos e as reuniões da Chamada Nominal obedecerão o cronograma estabelecido no edital Sisu-UTFPR.

 

 

 

Resultado do Sisu 2017.2

Saiu, galera!

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (5) a relação de convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos de graduação do segundo semestre letivo. Para conferir os nomes, é só acessar a página do Sistema

Algumas obervações importantes:

  • Na UTFPR, o requerimento de matrícula deve ser protocolado diretamente no câmpus onde o curso é ofertado;
  • Os documentos exigidos para matrícula estão listados no Anexo IV do edital Sisu-UTFPR;
  • A documentação pode ser entregue por outra pessoa, sem a necessidade de procuração.

Ah, e as vagas eventualmente não ocupadas nesta chamada serão preenchidas mediante utilização da Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu/MEC. As inscrições para a Lista já estão abertas e seguem até 19 de junho, também na página do Sisu.

Inscrições abertas para o Sisu 2017.2

O Ministério da Educação recebe até a próxima quinta-feira, 1° de junho, inscrições para a edição 2017.2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta seleção, a UTFPR oferece 4.306 vagas em cursos de graduação distribuídos nos seus 13 câmpus.

Podem concorrer os candidatos que tenham participado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota na prova de redação que não seja zero – confira os pesos a serem aplicados nas notas do Enem para os cursos da UTFPR.

sisu_2017_2_geral_facebook

Inscrição – O processo de inscrição é bem simples e deve ser feito exclusivamente na página do Sisu na internet, sem nenhuma cobrança de taxa. Basta acessar a página com o número de inscrição e senha do Enem de 2016, para depois definir os cursos por ordem de preferência. Ah, a Seleção adota a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), que reserva 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso, o que possibilita a mudança das opções de acordo com a nota. Aqui, é possível conferir o histórico das maiores e menores notas dos selecionados para os cursos da UTFPR.

Resultado e Matrícula – O resultado do Sisu será publicado no próximo dia 5. Os candidatos convocados devem fazer as matrículas nos dias 9, 12 e 13 de junho, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado. A relação de documentos exigidos está disponível no Anexo IV do edital Sisu-UTFPR.

Lista de Espera – Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 5 a 19 do mesmo mês, também na página do Sisu.

Página do Sisu
Edital Sisu-UTFPR 2017.2