O ensino técnico da UTF vai acabar?

Muita gente falando, muitas versões para uma mesma história. Mas, afinal, o ensino técnico da UTF vai acabar?

Não é bem assim, pessoal.

As seleções para os cursos técnicos integrados de nível médio no Câmpus Curitiba (Eletrônica e Mecânica), de fato, serão realizados somente até segundo semestre de 2016. O número de vagas para o processo seletivo do próximo ano já será reduzido, de 40 para 20. A decisão foi tomada pelos departamentos responsáveis pelos cursos do Câmpus Curitiba (Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional da UTF 2013-2017, a decisão de abertura e fechamento de cursos cabe à administração de cada Câmpus, de acordo com as suas condições físicas e humanas. Nos Câmpus Pato Branco e Campo Mourão, por exemplo, os cursos serão ofertados normalmente).

Mas para entender essa questão, precisamos voltar um pouco no tempo.

Em 2005, quando o então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foi transformado em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a instituição passou a ser vinculada à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) e não mais à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Por esta razão, a oferta de cursos, os investimentos e a contratação de docentes foram direcionados aos cursos de graduação e pós-graduação. Ou seja, houve uma mudança significativa na forma de atuação da UTF. 

E isso foi ruim? Pelo contrário! Olha só o vídeo abaixo:

Voltando, agora, ao fim dos cursos técnicos em Curitiba.

Essa decisão foi tomada pelos departamentos acadêmicos que ofertam os dois cursos técnicos do Câmpus Curitiba e vale apenas para esses cursos especificamente. Em contrapartida, o Câmpus ofertará os cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Os outros dois cursos de nível técnico ofertados pela UTFPR – Informática do Câmpus Campo Mourão e Agrimensura do Câmpus Pato Branco – não sofrerão alterações. 

Mas isso não é pouco para a demanda da sociedade por ensino técnico?

Com todas essas mudanças, o Ministério da Educação estabeleceu que a oferta de cursos técnicos cabe, preferencialmente, aos Institutos Federais. E aqui no Paraná, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) já tem câmpus em 21 cidades. Para conhecer mais sobre o Instituto e os cursos ofertados, clique aqui.

E qualquer outra dúvida, é só comentar aí em baixo. Pode deixar, que vamos responder tudo! 😉

 

Educação Profissional: publicado edital para o Exame de Seleção 2016.1

E quem disse que pra entrar na UTF precisa concluir o ensino médio?

Foi publicado nesta segunda-feira, dia 14, o edital de seleção para os interessados em fazer o curso técnico de nível médio-integrado da UTF. Os candidatos que desejam concorrer precisam ter concluído o ensino fundamental ou equivalente.

Ao todo, são 120 vagas nas seguintes opções: Informática (Campo Mourão); Eletrônica (Curitiba); Mecânica (Curitiba); Agrimensura (Pato Branco).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet entre 1° de outubro a 3 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 35, podendo ser concedida isenção do pagamento para os candidatos de baixa renda – a documentação necessária para solicitar o benefício está descrita no edital.

Cursos Técnicos em Ead

Já para os candidatos que concluíram o ensino médio há a opção do curso técnico de nível médio-subsequente, na modalidade de Ensino a Distância. Neste edital, são 800 vagas distribuídas em escolas públicas de Curitiba, com o curso de Logística, e de Ponta Grossa, com Informática para Internet.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no polo do curso em que o candidato queira concorrer. Mas atenção: o prazo vai até esta sexta, dia 18! A documentação necessária está descrita no edital do processo seletivo.

Help

E uma boa dica para quem vai concorrer a uma dessas vagas é o Blog Matemática UTFPR, desenvolvido pelo aluno Leonardo Zimmermann, do técnico em eletrônica (Câmpus Curitiba). A página traz materiais preparatórios para as provas do Exame de Seleção, como foco na resolução de questões. Vale à pena conferir 😉

 

Preparatório de matemática

Uma boa dica para que está ralando em busca de uma vaga do ensino técnico na UTF!

O aluno Leonardo Zimmermann, do técnico em eletrônica (Câmpus Curitiba), lançou o Blog Matemática UTFPR com material preparatório para as provas do Exame de Seleção da Universidade.

A página traz questões que já caíram nas provas e suas resoluções. Uma boa forma de unir teoria e prática 😉

Guia do Estudante de cara nova!

A nova edição do Guia do Estudante da UTFPR acaba de sair do forno! Na publicação, alunos e futuros alunos podem encontrar informações muito importantes para aproveitar todas as possibilidades que a UTFPR oferece.

Para os futuros alunos, o Guia mostra como funciona o processo de seleção para entrar na instituição, bem como, um resumo de cada um dos cursos oferecidos na Universidade, nas modalidades de curso Técnico, Graduação e Pós-Graduação.

Para os que já estudam na UTF, o Guia traz informações sobre os programas da Instituição, cursos de extensão, atividades físicas, comunitárias, mobilidade estudantil, assistência estudantil, bolsas, ou seja, tudo que possa contribuir para a formação acadêmica.

Vale a pena dar uma olhada e compartilhar com os colegas! 😉

Vem estudar com a gente!

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção que disponibiliza 80 vagas para cursos técnicos, com início no segundo semestre de 2014. Os interessados devem se inscrever pelo Portal da UTFPR e pagar taxa de R$ 35. É possível solicitar isenção no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape), nos dias 05 e 09 de maio.

As 80 vagas são para os cursos técnicos de Eletrônica e de Mecânica do Câmpus Curitiba. Do total, metade será destinada a candidatos cotistas oriundos de escolas públicas. As cotas são divididas em dois grupos e quatro categorias, que levam em conta critérios raciais e de renda familiar.

Após se inscrever, o candidato deverá imprimir o Comprovante de Inscrição para verificar, no Portal da UTFPR, o local e a sala onde fará a prova, marcada para as 9h do dia 22 de junho. O exame é composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais.

O resultado do Exame de Seleção será divulgado no dia 11 de julho no Portal da UTFPR. Os aprovados em primeira chamada deverão se matricular no dia 16. Informações sobre documentos para a matrícula e demais chamadas estão disponíveis no edital do processo seletivo.