Enem 2017 recebe inscrições até esta sexta-feira, dia 19

Enem

Quer ser calouro da Tecnológica em 2018?

Então, corre para fazer a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio! O prazo se encerra ás 23h59 desta sexta feira, dia 19.

A nota do Enem é utilizada com critério de seleção para os cursos de graduação da Tecnológica, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São mais de 8 mil vagas anuais em mais de 100 cursos de graduação nos 13 câmpus da Universidade.

Além do Sisu, a nota do Exame pode ser utilizada em outros programas federais, como ProUni, Pronatec, Sisu e Fies. Ou seja, quem pretende utilizar um desses programas, não pode deixar de realizar a inscrição!

Diferente dos outros anos, esta edição terá as datas das provas em finais de semana distintos, em dois domingos de novembro: dias 5 e 12.

Informações importantes:

  • Edital do Enem 2017
  • Inscrições: até às 23h59 de 19 de maio, na página do Inep;
  • Taxa de inscrição: R$ 82, confira aqui as possibilidades de isenção;
  • Prazo para pagamento da taxa: até 24 de maio;
  • Provas: dias 5 e 12 de novembro;
  • Estrutura das provas: questões objetivas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação de um texto dissertativo-argumentativo.

 

Inscrições abertas para o seletivo de transferência e aproveitamento de curso

Estão abertas até o próximo dia 28 o período de inscrições para o seletivo de Transferência e Aproveitamento de Cursos de Graduação para o segundo semestre letivo de 2017. Podem concorrer às vagas alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e também para egressos, sejam da UTFPR ou de outras instituições de ensino superior.

A inscrição deve ser feita pelo preenchimento da Ficha de Inscrição, disponível no Portal da UTFPR na aba ‘Futuros Alunos’. Após o preenchimento, o candidato deve clicar em “enviar”, imprimir e assinar a Ficha de Inscrição para anexar à documentação – disponível no item 1.2 do edital – que deve ser entregue ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do respectivo câmpus.

As 627 vagas disponíveis serão preenchidas a partir da seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos matriculados, ou com matrícula trancada, em cursos de mesma denominação ofertados em câmpus distintos da UTFPR;
  • candidatos matriculados, ou com matrícula trancada, em cursos de mesma denominação ofertados nas demais instituições públicas de ensino superior do país;
  • candidatos matriculados, ou com matrícula trancada, em cursos de mesma denominação, ofertados nas demais instituições de ensino superior do país;
  • candidatos matriculados, ou com matrícula trancada, em cursos de áreas afins ofertados nas demais instituições públicas de ensino superior do país;
  • candidatos matriculados, ou com matrícula trancada, em cursos de áreas afins ofertados nas demais instituições de ensino superior do país;
  • candidatos egressos de cursos de graduação ofertados em instituições de ensino superior do país;
  • candidatos matriculados ou com matrícula trancada, em outros cursos do mesmo câmpus da UTFPR.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 12 de junho, no site da UTF.

Boa sorte 😉

Câmpus Medianeira publica editais para dupla diplomação em Portugal

O Câmpus Medianeira recebe até esta terça-feira, dia 12, inscrições de alunos interessados em participar do processo de dupla diplomação com universidades portuguesas. Ao todo, são ofertadas até 12 vagas para os alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental.

Confira os editais:

Para participar, o aluno precisa ter disponibilidade para morar em Portugal pelo período de 12 meses, ter rendimento mínimo de 0,6 no ato da inscrição, e ter matrícula ativa no período mínimo exigido no respectivo edital. O intercâmbio terá início entre os meses de agosto e setembro.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da média aritmética simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:  a) coeficiente de rendimento escolar; b) ficha de pontuação preenchida e documentada; e c) entrevista.

Os documentos e a ficha de inscrição devem ser entregues na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do próprio Câmpus.

Brafitec 2017

Oportunidade de intercâmbio na França, galera!

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o Programa Brafitec, que concede bolsas de estudo a estudantes de engenharia para intercâmbio em universidades francesas. O edital oferece sete bolsas os alunos da UTFPR.

Confira aqui o edital.

00457_intercambio_em_engenharia_na_franca_9168115457107485579

Para se candidatar, o aluno deve preencher o formulário on-line de inscrições e anexar a documentação exigida no edital. Os alunos com inscrição homologada serão classificados por ordem decrescente a partir de um coeficiente final obtido pela pontuação já pré-estabelecida.

O período previsto da mobilidade será de até dois semestres letivos, de outubro de 2017 a julho de 2018. O estudante poderá optar por permanecer um semestre na universidade, realizando as disciplinas, e um semestre fazendo estágio em alguma empresa sediada na França.

Fazem parte do Programa as seguintes instiuições francesas: Université de Technologie de Compiègne, Université de Technologie Belfort-Montbéliard, Université de Technologie de Troyes, Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, École Nationale d’InEngenhariaurs de Tarbes ou École des Mines d’Albi-Carmaux.

Reopção de curso 2017.1

Oportunidade para a galera que tá pensando em mudar de curso!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou na sexta-feira (10) o edital  para o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação para o 2° semestre letivo de 2017. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo dia 19. O total de vagas e o período mínimo de cada curso estão disponíveis no Anexo I do edital.

Quem pode participar?

A seleção é destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que desejam fazer a mudança de curso dentro do próprio câmpus.

Como se inscrever?

Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do respectivo câmpus.

Classificação e resultados

A classificação se dará por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso no curso desejado. O resultado da 1ª chamada será publicado no próximo dia 29 e os selecionados devem entregar a Declaração de Aceite de Mudança de Curso no dia 31.