Câmpus Curitiba realiza Evento de Estágio nesta quarta-feira, dia 22

Quer colocar em prática o que você aprende da facul? Então, o estágio pode ser uma boa.

O Câmpus Curitiba realiza nesta quarta-feira (22), na Sede Centro, o primeiro Evento de Estágio com o objetivo aproximar alunos às empresas com vagas disponíveis.

O evento contará com a presença do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que realizará o cadastro dos estudantes interessados em estagiar. Na programação, também estão previstas a divulgação de cursos gratuitos e orientações sobre elaboração de currículo.

O evento será realizado das 8h às 21h e não é preciso inscrição prévia.

Feira de Carreiras Trajetória

Oportunidade para quem está de olho no mercado!

O Núcleo de Empresas Juniores da UFPR realiza nos dias 23 e 24 de março a Feira de Carreiras Trajetória. O evento tem como objetivo aproximar universidade e mercado de trabalho e ajudar os alunos a diminuir as incertezas sobre o que fazer após a faculdade – uma dúvida que afeta  todos ¯\_(ツ)_/¯

Nesta edição, o evento terá a presença de empresas, instituições de pesquisa e organizações do setor público e terceiro setor. O evento será realizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológico, das 9h às 21h. A entrada é gratuita e aberta para todo o público.

Aparece por lá 😉

 

Câmpus da UTFPR realizam feiras de cursos e profissões

Tá pensando em estudar na UTFPR em 2017, mas ainda não sabe qual curso fazer? Então você não pode perder as feiras de cursos que estão rolando nesta semana em alguns Câmpus. O objetivo dos eventos, além de apresentar os cursos, é promover à comunidade externa a própria Universidade.

20161019_130858-1-1

#Tecnológica – Câmpus Curitiba

A feira anual de cursos do Câmpus Curitiba, a #Tecnológica, acontece nesta quinta (20) nas Sedes Centro e Ecoville.  Serão apresentados cursos de graduação e pós-graduação ofertados na cidade. Cada departamento organizou um programa específico, com oficinas, experimentos, jogos e até uma batalha de robôs, promovida pelo Departamento de Eletrônica! A feira acontece durante todo o dia, até às 21h.

Também no Câmpus Curitiba, representantes de universidades suecas irão fazer uma exposição sobre as oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação e mestrado no País. A palestra informativa ocorrerá em duas sessões, às 12h e às 15h.

Endereços
Sede Centro – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças, 80230-901 – Curitiba

Sede Ecoville -R. Dep. Heitor Alencar Furtado, 5000 – Campo Comprido, 81280-340 – Curitiba

Expo-UT Toledo

Já no Câmpus Toledo, a feira de cursos é denominada ‘Expo UT’ e,  neste ano, terá como tema ‘Ciência Alimentando o Brasil’. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro e trará na programação: palestras abordando o tema da propriedade intelectual, feira científica e, é claro, a feira de cursos oferecidos pelo Câmpus. Para ter acesso à Expo-UT é necessário realizar a inscrição prévia por meio do site do evento.

Endereço
Rua Cristo Rei, 19 – Vila Becker, 85902-490 – Toledo

Expo-UT Santa Helena

O evento segue até a próxima sexta-feira (21) e já trouxe semanas acadêmicas de Ciência da Computação e Ciências Biológicas e também feira de empresas, negócios, estágios e empregos. Tudo para aproximar a UTF de toda a comunidade da cidade. Aproveita que ainda não acabou e venha conferir!

Endereço
Rua Cerejeira, s/n – São Luiz, 85892-000 – Santa Helena

Participe! :)

Publicado edital para intercâmbio de estudantes de engenharia na França

Falta pouco para a abertura das inscrições do Programa Brafitec – Capes 2015 – segundo semestre. O programa de intercâmbio das engenharias em universidades francesas estará de portas abertas aos candidatos a partir do próximo dia 11.

Serão disponibilizadas até 10 bolsas de estudos pela Capes. Podem participar alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, e Engenharia Têxtil.

As universidades que receberão os alunos da UTF serão a Université de Technologie de Compiègne, a Université de Technologie Belfort-Montbéliard, e a Université de Technologie de Troyes.

Entre as exigências para candidatura estão:
– Ser estudante regularmente matriculado na UTFPR em um dos cursos citados acima;
– Ter a possibilidade de concluir no mínimo 50% da carga horária total do curso até o final do semestre acadêmico vigente no período da inscrição;
– O intercâmbio deverá ter início até o 8º semestre do curso;
– Possuir coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 0,7;
– Comprovar conhecimento do idioma francês.

O programa adota como critério de seleção o coeficiente de rendimento acadêmico – com peso de 65% -,  e o Curriculum Vitae do candidato – com peso de 35% da nota final. No curriculum, contam pontos, por exemplo, a participação em Programas de Iniciação Científica e o envolvimento em atividades empreendedoras. O Exame de Proficiência no idioma francês será usado unicamente como caráter eliminatório.

O período previsto para o intercâmbio é de até dois semestres letivos. Podendo o aluno optar por permanecer um semestre na universidade cursando as disciplinas e um semestre estagiando em alguma empresa sediada na França. A Capes concederá quatro meses de bolsa no caso de permanência de um semestre, e 10 meses de bolsa quando a permanência for de dois semestres, no valor de € 870. Os estudantes escolhidos também contarão com auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento, auxílio material didático.

As inscrições vão até 11 de setembro e deverão ser feitas pelo e-mail brafitec@utfpr.edu.br. A divulgação da classificação final será no dia 21 de setembro, e o período de intercâmbio poderá ser de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017.

Para conhecer todas as exigências para participação no programa e documentação necessária, acesse o edital da Brafitec – Capes. Boa sorte. :)

Atividades extracurriculares para alavancar sua carreira

Aproveitar as oportunidades complementares da faculdade rende bons frutos para quem está no começo da carreira. Baseado na indicação de especialistas, o Blog do Aluno fez uma seleção de atividades extracurriculares ofertadas na UTFPR e que podem ser um diferencial no currículo.

1.      Empresa Júnior – As empresas júniores oferecem ao universitário um primeiro contato com ambiente similar aos do mundo corporativo. A participação nessas empresas demonstra o interesse do jovem no mercado e é uma chance de aplicar o que se aprende em sala de aula. A UTFPR tem 10 empresas júniores distribuídas pelos câmpus. Acesse o site do seu câmpus para saber se seu curso possui alguma empresa júnior.

2.      Voluntariado – A motivação para uma causa social também é vista com bons olhos pelas empresas contratantes. Segundo os especialistas, mesmo que não haja ligação com sua formação acadêmica, o voluntariado é extremamente enriquecedor. O Projeto Rondon, por exemplo, é uma ótima oportunidade para quem quer dar uma mãozinha no desenvolvimento social do país. Além disso, alunos da UTFPR sempre se reúnem para campanhas de Inverno, Natal , Páscoa e Dia das Crianças, participe também.

3.      Intercâmbio Cultural – Conhecer diferentes culturas contribui para a formação universitária. Quem pretende conquistar uma vaga de trainee sabe que o intercâmbio é a menina dos olhos dos recrutadores. A UTFPR aumenta cada vez mais suas parcerias com universidades estrangeiras, proporcionando aos alunos várias opções de intercâmbio com o custo reduzido. O programa Ciência Sem Fronteiras também está em seu auge e é perfeito para quem quer estudar fora a custo quase zero. Procure o setor de relações internacionais do seu câmpus para conhecer as oportunidades e fique de olho no Blog do Aluno para acompanhar a abertura dos editais.

4.      Estudo de idiomas – Não é necessário explicar a importância desse item, não é mesmo? O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) oferece cursos de Alemão, Espanhol, Inglês e Francês por apenas R$ 100 semestrais.

5.      Iniciação Científica e grupos de pesquisa – É claro que esta é uma oportunidade mais enriquecedora para aqueles jovens inclinados à pesquisa, mas os ganhos não são restritos apenas a quem pretende seguir carreira acadêmica. Afinal, aprender a pesquisar é algo que ajuda qualquer profissional interessado no seu próprio desenvolvimento. Para se engajar em alguma pesquisa, procure a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do seu câmpus.

6.      Monitoria – É um projeto interessante para estreitar as relações com professores. Lembre-se de que eles são os seus primeiros mentores de carreira. As seleções para monitoria na UTFPR acontecem sempre no início de cada semestre; fique de olho no mural de avisos do seu curso para não perder as inscrições ou converse com o seu coordenador.

7.      Centro acadêmico/atlética e outros grupos universitários – Ao iniciar a trajetória profissional, o universitário vai perceber a importância do networking para a carreira. E os centros acadêmicos, atléticas e outros grupos universitários trazem ótimas oportunidades para o universitário ampliar a sua rede de contatos, conhecendo pessoas com interesses em comum. Mostre que você tem espírito de liderança e é uma pessoa engajada e participe do CA ou atlética do seu curso.

8.      Estágio – Ter experiências de estágios no currículo durante a época de faculdade abre portas para as contratações efetivas de recém-formados. Também é uma forma de conhecer diferentes áreas de trabalho de uma carreira, o que vai ser importante na hora de decidir seu futuro profissional. Através do portal da Divisão de Estágios e Empregos (DIEEM), a UTFPR proporciona a interação universidade-empresa-estagiário. Lá, as empresas se cadastram e oferecem vagas para que os alunos interessados se candidatem.

Viu com quantas coisas a sua universidade pode te ajudar a enriquecer sua formação e seu currículo? Aproveite-as!