Bolsas de estágio em pesquisa no Canadá

Atenção, galera que tá de olho em um intercâmbio!

Estão abertas as inscrições para o edital Mitacs Globallink, que oferece bolsas de estágio em pesquisa no Canadá para estudantes de diversos países, inclusive para os brasileiros 😉

O estágio remunerado em pesquisa corresponde a um período de 12 semanas, entre os meses de maio e outubro de 2019. Ao todo, 60 universidades canadenses participam do edital.

A inscrição deve feita no site do projeto pelo próprio aluno. Ao realizar a inscrição, o candidato deve escolher entre três e sete projetos existentes na lista fornecida no site, no mínimo de três províncias diferentes.

Mais informações estão disponíveis na página do programa.

Tecpar publica edital para concessão de bolsas

Oportunidade de trabalho no Tecpar!

A Agência Tecpar de Inovação, órgão vinculado ao Governo do Paraná, publicou nesta segunda-feira (21) o edital normativo para a concessão de bolsas de apoio técnico à pesquisa e inovação tecnológica inerente ao Programa de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica do Paraná.

O edital oferece duas bolsas no valor de R$ 2 mil cada, por um período de 12 meses, com previsão de início em 2 de junho. Para se candidatar, o interessado deve atender aos seguintes requisitos:  possuir graduação em Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Física e Farmácia; possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes; ter  disponibilidade de dedicação integral às atividades previstas no projeto; não acumular bolsas de qualquer modalidade e não possuir vínculo empregatício.

A inscrição deverá ser realizada eletronicamente, enviando o formulário do Anexo II digitalizado para o e-mail agti@tecpar.br, no período de 23 de maio a 21 de junho.

Para mais informações, consulte o edital.

Edital seleciona projetos de protagonismo estudantil

00766_programa_de_protagonismo_estudantil_twitter_5837744770378557939

Tem alguma ideia que pode melhorar o seu câmpus? Que tal tirá-la do papel? 😉

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional e a Assessoria para Assuntos Estudantis da UTFPR publicaram o edital de protagonismo estudantil com o objetivo de selecionar propostas que tenham por finalidade melhorar o ambiente acadêmico.

O programa oferece 50 bolsas mensais de R$ 400 por um período de seis meses. As atividades a serem desenvolvidas devem ter como foco projetos que contribuam para aproximação das pessoas, promoção de inclusão e da igualdade, desenvolvimento de instrumentos e/ou ferramentas de apoio à melhoria da aprendizagem, rede de apoio pedagógico e acessibilidade digital e arquitetônica.

Cada proposta submetida deverá possuir um servidor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho, e ter a indicação de até três estudantes, sendo um bolsista e dois voluntários. As inscrições devem ser realizadas por meio eletrônico, no período de 7 de maio a 7 de junho, a partir do envio de e-mail com os documentos elencados no item 6.7 do edital para o seguinte endereço: protagonismoestudantil@utfpr.edu.br.

As propostas serão avaliadas por uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional a partir da tabela de pontuação disponível no Quadro 01 do edital.

Para mais informações, consulte a íntegra do edital normativo.

Últimos dias de inscrições para transferência e aproveitamento de curso

transferencia_e_aproveitamento_de_curso_twitter_6734335763253456098

Encerra-se na próxima sexta-feira, dia 11, o período para inscrições no edital de transferência e aproveitamento de curso de graduação para o segundo semestre letivo de 2018. de cursos. São 1.815 vagas em 67 cursos dos 13 câmpus da Tecnológica.

O edital é destinado ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada em instituições de ensino superior brasileiras (transferência) e ao egresso de cursos de graduação destas mesmas instituições (aproveitamento de curso).

Para participar do processo seletivo, os interessados devem inicialmente preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da UTFPR. Os demais passos para a inscrição estão descritos no edital.

A publicação do resultado está prevista para o dia 25 de junho, com prazo para envio de recursos até o dia 29. O resultado dos recursos será disponibilizado até o dia 6 de julho. Os selecionados em primeira chamada terão o dia 11 de julho para realizarem o registro acadêmico. Eventuais chamadas adicionais serão especificadas na publicação dos resultados.

O número de vagas por período, curso e câmpus e as áreas afins de cada curso por ordem de prioridade podem ser consultados no edital do processo seletivo. Nesta edição, o câmpus com maior oferta é o de Campo Mourão, com 212 vagas em seis cursos. O de menor oferta é o Câmpus Guarapuava, com 60 vagas em dois cursos.

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo.

 

Programa de Auxílio à Participação em Eventos

00765_programa_de_auxilio_a_participacao_em_eventos_twitter_3270134573892803786

Teve algum artigo aprovado para um congresso, mas precisa daquela força para arca com deslocamento e inscrições?

Confere só 😉

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) publicou no final de abril o edital do Programa de Auxílio à Participação de Discente em Eventos. O objetivo é disponibilizar aos estudantes da graduação e da educação profissional técnica de nível médio da UTFPR apoio para participação em eventos técnico-científicos, culturais, esportivos e extracurriculares, realizados no Brasil ou no exterior.

Podem solicitar apoio os estudantes regularmente matriculados e que estejam frequentando pelo menos uma disciplina em cursos de graduação ou de educação profissional técnica de nível médio. Também podem solicitar o auxílio os alunos da UTFPR que estejam participando de programas de mobilidade.

 

É possível solicitar auxílio para apresentação de trabalhos técnico-científicos aprovados em eventos científicos, para participação em olimpíadas de conhecimento, para participação individual ou de equipe em eventos externos à UTFPR que representem o curso ou a universidade em competições estudantis de alto rendimento relacionadas à área de formação do curso, para participação coletiva em eventos extracurriculares externos à UTFPR e para participação coletiva em eventos culturais ou esportivos no âmbito da UTFPR. O edital não contempla participações como ouvinte e em atividades curriculares, como semana acadêmica de curso, saídas de campo ou visitas técnicas promovidas por servidores da universidade.

Os interessados já podem solicitar o auxílio, devendo submeter o pedido de apoio ao Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) com antecedência mínima de dez dias da data de realização do evento. O prazo final de solicitação deste edital é o dia 11 de outubro.

Os resultados serão divulgados pelo Nuape e também estarão disponíveis na página Bolsas e Programas de Assistência Estudantil.

Mais informações estão disponíveis no edital do Programa de Auxílio à Participação de Discente em Eventos