Estudantes de Comunicação Organizacional fundam empresa júnior

Ser aluno da Tecnológica é sinônimo de inovar e empreender!

A partir de agora o curso de Comunicação Organizacional (Câmpus Curitiba) dispõe de um espaço para mostrar suas potencialidades ao mercado. Trata-se da “Cacto Júnior – Soluções em Comunicação”, empresa júnior fundada pelos próprios alunos do curso.

O objetivo é propiciar oportunidades de crescimento profissional e pessoal, possibilitando a aplicação do conhecimento adquirido durante a graduação e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

Reunião de fundação da empresa júnior de Comunicação Organizacional (Foto: Divulgação)

Reunião de fundação da empresa júnior de Comunicação Organizacional (Foto: Divulgação)

A empresa pretende prestar consultoria de projetos e serviços para organizações institucionais e empresariais, principalmente micro e pequenas empresas (MPEs). “Vamos definir estratégias de relacionamento com os vários públicos de interesse, sobretudo clientes em potencial, comunidade universitária, sociedade e MEJ [Movimento de Empresas Juniores]”, comenta Cristiano Sousa, estudante do quinto período e presidente eleito da empresa.

O nome fantasia foi escolhido pelos próprios integrantes da Empresa Junior (EJ). “O cacto é uma planta extremamente adaptável e capaz de crescer nos lugares mais improváveis. Com ampla variação de formato e tamanho, dura muito e necessita de poucos recursos para se sustentar”, explica Tábata Oliveira, estudante do primeiro período de Comunicação Organizacional, nomeada assessora do Departamento de Projetos da EJ.

A reunião de fundação da empresa foi realizada no último dia 25.

 

Consulta Pública: novo regulamento do Programa de Auxílio Estudantil

Que tal construirmos juntos o novo regulamento do Auxílio Estudantil da Tecnológica?

Está disponível para consulta, até 29 de setembro, a minuta do edital do novo regulamento do Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR. O documento foi elaborado por uma comissão multicâmpus constituída por servidores dos núcleos de Assistência Estudantil (Nuapes) e representantes estudantis.

00539_auxestudantil2_01_5049425915297595667

Nesta fase de consulta, os estudantes poderão encaminhar suas sugestões para o e-mail assuntosestudantis@utfpr.edu.br. Outra possibilidade de participação será por meio das oitivas que serão realizadas por videoconferência ou no Congresso dos Estudantes da UTFPR, programado para os dias 16 e 17 de setembro.

As videoconferências serão realizadas após as reuniões com as lideranças estudantis e segmentadas por regiões. Confira o calendário:

Câmpus Guarapuava e Ponta Grossa – 18/09;
Câmpus Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco – 19/09;
Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Londrina – 20/09;
Câmpus Medianeira, Toledo e Santa Helena – 21/09;
Câmpus Curitiba – 25/09.

Confira aqui a minuta do regulamento.

Todas as contribuições serão bem-vindas 😉

 

Calouros de Engenharia Civil (Câmpus Pato Branco) realizam trote solidário em lar de idosos

Os calouros do curso de Engenharia Civil (Câmpus Pato Branco) realizaram neste mês de março mais uma edição do trote solidário no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, na própria cidade de Pato Branco.

DSCN2431

As atividades foram realizadas no último dia 10 e contemplaram reparo e pitura de paredes da Instituição e confraternização entre jovens e idosos, com muita música e dança. Segundo o professor Gustavo Lacerda, que também acompanhou a galera, os alunos participaram de todas as atividades com muita alegria e disposição. “Há que se destacar o fortalecimento que o Centro Acadêmico tem tido a cada ano, e quando os alunos se sentem envolvidos com algum projeto, a participação é mais intensa”, comenta.

A ideia é realizar as atividades para os calouros de Civil de cada semestre letivo. Ainda segundo Lacerda, está sendo levantada a possibilidade de abrir atividade para novas instituições beneficentes que necessitem de pequenas intervenções de melhoria dos seus espaços físicos.

O legal é que a atividade movimenta não só alunos e professores da UTF, mas também a comunidade externa. Nesta edição, os materiais utilizados no trote solidário foram arrecadados junto a instituições e empresas de Pato Branco.

Confira um pouco do que rolou por lá:

Hora de dar uma caprichada no visual do Lar de Idosos 😉

DSCN2440

DSCN2433

DSCN2418


DSCN2457

Ouvir histórias é sempre uma boa forma de aprendizado 😉

DSCN2445

Solta o som aí, DJ!

DSCN2476

E, no fim, tudo termina com um bom lanche 😀

DSCN2461

 

 

 

 

 

Projeto Emíli@s realiza atividades em celebração ao Dia da Mulher

O Projeto de Extensão Emíli@s – Armação em Bits, do Departamento Acadêmico de Informática do Câmpus Curitiba, realiza nesta quarta-feira, dia 8, uma série de atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Na programação, palestras, oficias e apresentações artísticas tendo como temática central o empoderamento das mulheres em áreas tecnológicas, principalmente na informática. Confira:

Oficina: ​Design Sprint – Metodologia Google para projetos Inovadores
Horário: das 08h às 12h;
Local: Sala A206​ UTFPR (Sede Centro)
40 vagas
Ministrante: Erica Marques
Palestra: Boas vindas!
Horário: 18h
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Palestrante: Sílvia Amélia Bim (DAINF/Emíli@s)
Palestra: Por que empoderar mulheres na tecnologia é tão importante?
Horário: 18h30
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Palestrante: Mary Camila (Women Techmakers Curitiba)
Palestra: A criação do People: Um jogo sobre gêneros, amizade e amor
Horário: 19h
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Palestrante: Fernando Scaff Moura (Freddy Bear Games)
Espetáculo: Pequenas Grandes Violências
Horário: 19h30
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Grupo de Teatro Revanche – UTFPR
Espetáculo: TechLadies – Tecnologia e Empoderamento Feminino
Horário: 20h
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Palestrante: Vanessa Romankiv (Techladies)
Palestra: A Culpa é Dela: Como Acabei Fazendo Computação!
Horário: 20:30
Local: Miniauditório – UTFPR (Sede Centro)
Palestrantes: Juliana de Santi (DAINF/UTFPR) e Roberto Pereira (DInf/UFPR)

Gostou? Para garantir sua vaga, basta clicar aqui e fazer a inscrição 😉

2ª chamada do Sisu 2017.1

Saiu, galera!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou nesta sexta-feira, dia 17, a relação de convocados na 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O requerimento de matrícula deve ser feito a partir da terça-feira, dia 21, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado e seguindo cronograma próprio do edital Sisu-UTFPR.

Confira aqui o quadro de vagas disponíveis para a 2ª chamada.

A partir desta chamada serão selecionados para apresentar a documentação de matrícula até três vezes o número de vagas disponíveis em cada curso, turno e em cada categoria de cotista e de não cotista. As vagas serão ocupadas pela ordem de classificação da Lista de Espera do Sistema. A relação completa de documentos exigidos pela Universidade está disponível no Anexo IV do edital.

Para a edição 2017.1 do Sisu, a UTFPR oferece mais de 4 mil vagas distribuídas nos 13 câmpus da Instituição: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Para não deixar batido nenhum detalhe, é só dar um pulo na página “Futuros Alunos da UTFPR”. 😉