Alunas fazem vaquinha para apresentar projeto de extensão na Colômbia

O evento será realizado no próximo mês de maio, mas o grupo já se articula para levantar o valor dos custos da viagem. “Colocamos uma meta de R$ 20 mil na vaquinha, mas o quanto conseguirmos arrecadar será de excelente ajuda”, diz Isadora Freitas, uma das integrantes do grupo.

Projeto de extensão em matemática será apresentado em evento científico internacional (Imagem: Freepik)

Projeto de extensão em matemática será apresentado em evento científico internacional (Imagem: Freepik)

O aceite para apresentação do trabalho veio após a bem-sucedida experiência do projeto, executado em uma escola de crianças carentes de Apucarana. “Uma vez por semana eu e mais três colegas de turma levávamos jogos matemáticos para estimular o aprendizado das crianças. No começo elas sentiam muita dificuldade, mas com o passar do tempo percebemos que elas foram ficando mais próximas da matemática e as dificuldades diminuíram”, conta. O projeto atendia adolescentes de 14 a 17 anos.

Alunas durante apresentação de trabalho no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (Foto: Divulgação)

Alunas durante apresentação de trabalho no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (Foto: Divulgação)

Apresentado no Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR (SEI), o trabalho foi premiado como o melhor banner dentre os demais produzidos por acadêmicos do Câmpus Apucarana.

Sobre a Conferência na Colômbia, Isadora diz ser uma oportunidade de representar a UTFPR e seus projetos em um evento de porte internacional, além do enriquecimento acadêmico que eventos do tipo de proporcionam.

Além da Isadora, fazem parte do projeto as alunas Bruna Castilho, Giovana Melendi e Laura Marco. Os trabalhos contam com orientação da professora Danielle Gonçalves.

Gostou da iniciativa das nossas futuras engenheiras?

Contribuições para a vaquinha podem ser feitas neste link.

II SAEnQ e IV Jornada da Química estão com inscrições abertas

Os cursos de Engenharia Química e Licenciatura em Química do Câmpus Londrina, promovem, de 22 a 26 de outubro de 2018, a II Semana de Engenharia Química e IV Jornada de Química. A abertura do evento será no dia 22, no auditório do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, às 19h, com a palestra “Produção de Compostos Biotecnológicos e suas Aplicações nas Indústrias Químicas, Alimentícias, Farmacêutica e Agronômica”, proferida pela professora Ana Elisa Stefani Vercelheze (SENAI – Londrina).

Nos demais dias, de 23 a 25 de outubro, a programação será realizada nas instalações da UTFPR – Câmpus Londrina, na Avenida dos Pioneiros, n. 3131, Jd. Morumbi.

O objetivo do evento é reunir estudantes (curso técnico, graduação e pós-graduação) e profissionais da área para debates e atualização sobre os variados temas e problemáticas da química.

A programação conta com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. As temáticas a serem abordadas incluem temas atuais da área, tais como: Compostos Biotecnológicos, Indústria do Petróleo, HP Prime, Operações Unitárias na Indústria de Alimentos, Softwares Químicos, Cerveja artesanal, Encapsulamento, Produção de Biodiesel, Inovação na Indústria Farmacêutica, etc.

A submissão de trabalhos pode ser feita até 21 de setembro. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição do evento.

O encerramento dos dois eventos será marcado pela palestra “Inovação na Indústria Farmacêutica”, com a pesquisadora da empresa de medicamentos genéricos Prati-Donaduzzi, Bruna Russiognoli Amaral, no auditório do SENAI, na rua R. Belém, 844 – Centro.

Confira mais informações e a programação completa.

Edital seleciona projetos de protagonismo estudantil

00766_programa_de_protagonismo_estudantil_twitter_5837744770378557939

Tem alguma ideia que pode melhorar o seu câmpus? Que tal tirá-la do papel? 😉

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional e a Assessoria para Assuntos Estudantis da UTFPR publicaram o edital de protagonismo estudantil com o objetivo de selecionar propostas que tenham por finalidade melhorar o ambiente acadêmico.

O programa oferece 50 bolsas mensais de R$ 400 por um período de seis meses. As atividades a serem desenvolvidas devem ter como foco projetos que contribuam para aproximação das pessoas, promoção de inclusão e da igualdade, desenvolvimento de instrumentos e/ou ferramentas de apoio à melhoria da aprendizagem, rede de apoio pedagógico e acessibilidade digital e arquitetônica.

Cada proposta submetida deverá possuir um servidor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho, e ter a indicação de até três estudantes, sendo um bolsista e dois voluntários. As inscrições devem ser realizadas por meio eletrônico, no período de 7 de maio a 7 de junho, a partir do envio de e-mail com os documentos elencados no item 6.7 do edital para o seguinte endereço: protagonismoestudantil@utfpr.edu.br.

As propostas serão avaliadas por uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional a partir da tabela de pontuação disponível no Quadro 01 do edital.

Para mais informações, consulte a íntegra do edital normativo.

Auxílio Estudantil da UTFPR contempla mais de 3 mil e 500 alunos

A primeira etapa do programa de bolsas de auxílio estudantil da UTFPR contemplou um total de 3.835 alunos dos 13 câmpus da Universidade. A todos os estudantes que tiverem a inscrição deferida foi garantido, no mínimo, o auxílio alimentação.

Clique aqui e confira a lista atualizada dos contemplados no auxílio estudantil

A garantia da alimentação aos estudantes com inscrição deferida foi uma das conquistas do edital deste ano. A avaliação é do assessor para Assuntos Estudantis da UTFPR, Carlos Henrique Mariano. “Em 2017, os estudantes ordenados a partir do índice de vulnerabilidade eram contemplados com todos os benefícios solicitados até o orçamento se esgotar. Com esse critério, dos 5.210 inscritos em 2017, apenas 2.065 foram contemplados e ficamos com uma lista de espera de 2.337 sem receber nenhum auxilio”, comenta.

O novo formato do edital possibilitou contemplar com o auxílio alimentação todos os 3.825 estudantes que tiveram a inscrição deferida. Desse total, 1.181 foram contemplados com o auxílio moradia; 2.113, auxílio básico; e outros 41 com o auxílio alimentação em dinheiro, pago para estudantes da sede Neoville do Câmpus Curitiba, a única da UTFPR que ainda não possui Restaurante Universitário, como também para os estudantes em dupla diplomação.

“Sendo assim, no processo de 2018 as listas de espera estão concentradas somente nos benefícios básico e moradia. Ao contrário de termos 2.337 estudantes em lista sem receber nenhum benefício, agora, a todos os estudantes deferidos foi garantida a alimentação”, destaca o assessor.

Critérios de seleção

Para a escolha dos bolsistas, a Assae adota um índice de vulnerabilidade distinto entre os benefícios que varia de 45 a 125 pontos, determinados por um cálculo que considera as restrições orçamentárias. “Essa ponderação é necessária porque temos uma demanda crescente pelos auxílios e maior do que a nossa disponibilidade de orçamento, congelado há três anos”, explica Mariano. A avaliação é feita pelo corpo técnico da Assessoria e dos núcleos de Assistência Estudantil dos câmpus (Nuapes), auxiliados pelo sistema de classificação e contemplação desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade (DIRGTI).

Últimos dias de inscrições para transferência e aproveitamento de curso

transferencia_e_aproveitamento_de_curso_twitter_6734335763253456098

Encerra-se na próxima sexta-feira, dia 11, o período para inscrições no edital de transferência e aproveitamento de curso de graduação para o segundo semestre letivo de 2018. de cursos. São 1.815 vagas em 67 cursos dos 13 câmpus da Tecnológica.

O edital é destinado ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada em instituições de ensino superior brasileiras (transferência) e ao egresso de cursos de graduação destas mesmas instituições (aproveitamento de curso).

Para participar do processo seletivo, os interessados devem inicialmente preencher a ficha de inscrição disponível no Portal da UTFPR. Os demais passos para a inscrição estão descritos no edital.

A publicação do resultado está prevista para o dia 25 de junho, com prazo para envio de recursos até o dia 29. O resultado dos recursos será disponibilizado até o dia 6 de julho. Os selecionados em primeira chamada terão o dia 11 de julho para realizarem o registro acadêmico. Eventuais chamadas adicionais serão especificadas na publicação dos resultados.

O número de vagas por período, curso e câmpus e as áreas afins de cada curso por ordem de prioridade podem ser consultados no edital do processo seletivo. Nesta edição, o câmpus com maior oferta é o de Campo Mourão, com 212 vagas em seis cursos. O de menor oferta é o Câmpus Guarapuava, com 60 vagas em dois cursos.

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo.