Reopção de curso 2017.1

Oportunidade para a galera que tá pensando em mudar de curso!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou na sexta-feira (10) o edital  para o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação para o 2° semestre letivo de 2017. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo dia 19. O total de vagas e o período mínimo de cada curso estão disponíveis no Anexo I do edital.

Quem pode participar?

A seleção é destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que desejam fazer a mudança de curso dentro do próprio câmpus.

Como se inscrever?

Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do respectivo câmpus.

Classificação e resultados

A classificação se dará por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso no curso desejado. O resultado da 1ª chamada será publicado no próximo dia 29 e os selecionados devem entregar a Declaração de Aceite de Mudança de Curso no dia 31.

Inscrições abertas para o complemento da Lista de Espera do Sisu 2017.1

Mais uma oportunidade para a galera que está a fim de estudar na UTF!

Até dia 2 de março, estão abertas as inscrições para o Processo de Complementação da Lista de Espera do Sisu 2017/1. O objetivo é cadastrar candidatos para complementar a lista de convocadas das chamadas nominais para alguns cursos nos Câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Santa Helena e Toledo.

Clique aqui para conferir a íntegra do edital.

As inscrições devem ser realizadas pela página ‘Futuros Alunos’, no site da UTFPR. Lá, o candidato optará por um dos cursos, câmpus, e qual categoria de cotas deseja concorrer.

Detalhe importante: esta seleção não se restringe para os candidatos que realizaram o Enem 2016. Também podem concorrer aqueles que fizeram o Exame nas edições de 2015, 2014, 2013 ou 2012. E mais, para quem não se encaixar em nenhuma dessas possibilidades, é possível se candidatar com o rendimento escolar do Ensino Médio, mesmo sem as notas do Enem.

Nesse último caso, além da inscrição pela internet, o candidato deverá enviar uma cópia legível de seu Histórico Escolar do Ensino médio na extensão pdf, para o e-mail bancodeespera@utfpr.edu.br, com o título Complementação da Lista de Espera do SISU 2017/1, seguindo as instruções complementares do edital.

A relação dos convocados para a Chamada Nominal será divulgada na página Futuros Alunos e a convocação para as chamadas seguirão o cronograma estabelecido no edital Sisu-UTFPR.

Câmpus Dois Vizinhos coquista prêmio de sustentabilidade do Sesi-PR

Aqui na UTF logo a gente aprende que todo conhecimento deve ser compartilhado. É assim com galera do Câmpus Dois Vizinhos envolvida  no “Dois Vizinhos mais verde: programa de arborização participativa para a sustentabilidade urbana de Dois Vizinhos/PR”, que reúne experiências desenvolvidas para promoção da sustentabilidade socioambiental urbana.

Segundo a professora Flávia Brun, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo era aplicar concretamente conhecimentos adquiridos as disciplinas de arborização urbana. “Com base em todo o arcabouço teórico recebido em sala de aula, os alunos realizam diagnósticos na área selecionada, reuniões com os empresários e entidades parceiras, bem como ouvem a população em geral que também é usuária dos espaços públicos e, posteriormente, desenvolvem todas as etapas de um projeto de arborização, contemplando os anseios e percepções dos diversos atores envolvidos no processo”, comenta.

Solenidade de entrega do prêmio na Fiep, em Curitiba (Foto: Divulgação/Fiep)

Solenidade de entrega do prêmio na Fiep, em Curitiba (Foto: Divulgação/Fiep)

O resultado é que galera levou para o Câmpus Prêmio SESI Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016 na área de Prosperidade e cuidados com o Planeta, categoria instituição pública. A solenidade de premiação foi realizada no último dia 23 de novembro na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Também participam do projeto a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e a Prefeitura Municipal.

Câmpus Dois Vizinhos seleciona alunos para dupla diplomação

O Câmpus Dois Vizinhos, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), está com com inscrições abertas até 15 de setembro para o Programa de Dupla Diplomação em Zootecnia e Agronomia. A documentação exigida para inscrição deve ser entregue diretamente à Diretoria de Graduação e Educação Profissional (Dirgrad) do Câmpus.

Edital de dupla diplomação em Zootecnia
Edital de dupla diplomação em Agronomia

O objetivo do programa é promover a mobilidade internacional e oferecer contato com outras culturas. Ao todo, serão aceitos dois alunos do curso de Zootecnia e quatro alunos de Agronomia. O programa terá duração de um ano e as despesas como passagem, translado, seguro e passaporte ficam por responsabilidade dos estudantes. As aulas devem iniciar no primeiro semestre letivo de 2017.

Após as inscrições, os alunos passarão por uma comissão composta por dois professores do curso e psicóloga do Câmpus que classificarão os alunos de acordo com os critérios: coeficiente de rendimento (peso 3); ficha de pontuação preenchida e documentadas (peso 3); entrevista (peso 4). A relação com os nomes dos candidatos classificados será divulgada na página do Dirgrad no dia 27 de setembro.

 

Seletivo para licenciatura em educação do campo recebe inscrições até 5 de fevereiro

Oportunidade para os professores que atuam escolas do campo e que ainda não possuem uma graduação!

educacao_do_capo_twitter

O Câmpus da UTF de Dois Vizinhos recebe até 5 de fevereiro inscrições para o processo seletivo do curso de licenciatura em educação do campo (ao todo, são 60 vagas!). As inscrições devem ser feitas diretamente na página do processo seletivo. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher em qual das prioridades pretende concorrer às vagas.

Primeiramente, serão selecionados os candidatos que escolheram concorrer com a nota do Enem 2015. Depois, serão selecionados os candidatos que escolheram concorrer com a nota do Enem 2011, 2012, 2013 ou 2014 e, finalmente, serão selecionados os candidatos que escolheram concorrer apenas com o rendimento escolar informado no histórico escolar do ensino médio. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Após realizar a inscrição, o candidato que tiver vínculo com o campo deverá anexar a declaração de vínculo devidamente preenchida e a documentação comprobatória. As declarações e os documentos devem ser enviados ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do Câmpus Dois Vizinhos e estão disponíveis no edital normativo da seleção.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o curso!

O curso de licenciatura em educação no campo possui duas habilitações “Ciências Agrárias” ou “Ciências da Natureza e Matemática”. Seu desenvolvimento se dá em regime de alternância, ou seja, alternando entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade, de forma a promover a integração do curso com o espaço de onde o estudante é oriundo, em instituições educativas, organizações e movimentos sociais e sindicais e poder público, corresponsáveis pela formação dos estudantes da licenciatura.

E, para mais informações, consulte (sempre!), a página de “Futuros Alunos da UTFPR”.