Equipe da UTFPR conquista 3° lugar no Hackathon Sesi 2017

A UTFPR foi um dos destaques da edição 2017 do Hackathon Sesi, com o 3° lugar da competição \o/

A equipe composta pelo servidor Pedro Monteiro e pelo aluno Cleiton, do Câmpus Curitiba, trouxe indicadores de 2016 para criar um software de inteligência que identifica se o trabalhador está com alguma situação ergonômica inadequada, falta de EPI ou próximo a alguma estrutura que indique perigo. A notificação é em tempo real.

hackaton

Cleiton e Pedro, membros da equipe que conquistou o 3° lugar na competição (Foto: Divulgação)

Após 36 horas ininterruptas de competição, os jurados elegeram os melhores projetos de acordo com os seguintes critérios: impacto, viabilidade da implementação, inovação para o mercado, qualidade do produto, criatividade da ideia e aplicação na indústria, sendo este último o critério com maior peso.

Confira os dois primeiros colocados:

1° lugar –  aplicativo que permite ao trabalhador solicitar auxílio caso seja vítima de um acidente de trabalho. A plataforma serve para coleta de dados, aumento da produtividade e aproximação entre empresa e trabalhador.

2° lugar – aplicativo que libera ou proíbe o acesso do trabalhador no ambiente laboral de acordo com o uso de EPIs. Com isso, eles esperam que as empresas diminuam os gastos com indenizações ou processos trabalhistas. O software funciona com um sensor que emite um alerta.

Hackathon Sesi

A maratona de inovações tecnológicas foi realizada nos 24, 25 e 26 de março e reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas com um mesmo objetivo: propor soluções para os principais desafios em segurança e saúde nas empresas.

 

Torote solidário de Física arrecada 57 bolsas de sangue para a Rede Hemepar

E olha só como trotes solidários são a melhor pedida para a estreia na universidade! O Centro Acadêmico de Física Nikola Tesla (Cant), do Câmpus Curitiba, realizou na última semana uma campanha mobilizando os alunos para a doação de sangue.

Alguns dos alunos que participaram da campanha de doação de sangue (Foto: Divulgação)

Alguns dos alunos que participaram da campanha de doação de sangue (Foto: Divulgação)

Ao todo, foram 57 alunos entre os turnos manhã e tarde. A instituição escolhida para a doação foi a Rede Hemepar. Além dos alunos de física, o convite se estendeu para todos os interessados do Câmpus Curitiba que desejassem participar.

A proposta do Centro Acadêmico foi justamente fazer os alunos passarem pelo ritual de entrada na Universidade de uma maneira que pudesse ajudar o próximo.

Parabéns, Cant! Solidariedade nunca está fora de moda 😉

Câmpus Curitiba realiza Evento de Estágio nesta quarta-feira, dia 22

Quer colocar em prática o que você aprende da facul? Então, o estágio pode ser uma boa.

O Câmpus Curitiba realiza nesta quarta-feira (22), na Sede Centro, o primeiro Evento de Estágio com o objetivo aproximar alunos às empresas com vagas disponíveis.

O evento contará com a presença do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que realizará o cadastro dos estudantes interessados em estagiar. Na programação, também estão previstas a divulgação de cursos gratuitos e orientações sobre elaboração de currículo.

O evento será realizado das 8h às 21h e não é preciso inscrição prévia.

MiniDebConf Curitiba 2017

O Câmpus Curitiba recebe nesta sexta, sábado e domingo a edição 2017, dias 17, 18 e 19 de março, o MiniDebConf Curitiba, o principal encontro brasileiro de usuários e desenvolvedores do sistema operacional Debian.

O evento é aberto a todos, independente do seu nível de conhecimento sobre Debian. A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre o sistema. Ao longo dos três dias também vão acontecer outras atividades permanentes como, por exemplo, a instalação de Debian em notebooks e computadores, criação de chaves GPG, e BSP (Bug Squashing Party).

As inscrições são gratuitas e também é possível a emissão de certificados de participação.

Mais informações em: http://br2017.mini.debconf.org/

 

Reopção de curso 2017.1

Oportunidade para a galera que tá pensando em mudar de curso!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou na sexta-feira (10) o edital  para o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação para o 2° semestre letivo de 2017. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo dia 19. O total de vagas e o período mínimo de cada curso estão disponíveis no Anexo I do edital.

Quem pode participar?

A seleção é destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que desejam fazer a mudança de curso dentro do próprio câmpus.

Como se inscrever?

Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do respectivo câmpus.

Classificação e resultados

A classificação se dará por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso no curso desejado. O resultado da 1ª chamada será publicado no próximo dia 29 e os selecionados devem entregar a Declaração de Aceite de Mudança de Curso no dia 31.