Avaliação do Docente pelo Discente

É hora de dar aquele feedback aos professores desse semestre e assim melhorar a qualidade do ensino na Tecnológica! O período do processo de avaliação do docente pelo discente já está aberto e segue até a terceira semana de junho, dependendo do câmpus.

Para efetuar a avaliação, é preciso acessar o portal do aluno do seu Câmpus e clicar no ícone ‘Avaliação do Professor’. Uma página explicando como funciona a avaliação aparecerá e, em seguida, uma uma nova tela apresentará as matérias cursadas pelo estudante no semestre. Ao escolher a disciplina para avaliação, é possível atribuir estrelas, em escala crescente de 1 a 5, indicando a qualidade do professor em cada quesito.

E você sabe por que é tão importante realizar a avaliação? É por meio dela que os professores irão saber onde e como podem melhorar seus métodos de aula, já que são analisados a didática, o planejamento, as avaliações e o relacionamento com o professor, além de espaço específico para deixar comentários anonimamente ao docente.

Reopção de curso 2017.1

Oportunidade para a galera que tá pensando em mudar de curso!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou na sexta-feira (10) o edital  para o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação para o 2° semestre letivo de 2017. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo dia 19. O total de vagas e o período mínimo de cada curso estão disponíveis no Anexo I do edital.

Quem pode participar?

A seleção é destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que desejam fazer a mudança de curso dentro do próprio câmpus.

Como se inscrever?

Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do respectivo câmpus.

Classificação e resultados

A classificação se dará por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso no curso desejado. O resultado da 1ª chamada será publicado no próximo dia 29 e os selecionados devem entregar a Declaração de Aceite de Mudança de Curso no dia 31.

Inscrições abertas para o complemento da Lista de Espera do Sisu 2017.1

Mais uma oportunidade para a galera que está a fim de estudar na UTF!

Até dia 2 de março, estão abertas as inscrições para o Processo de Complementação da Lista de Espera do Sisu 2017/1. O objetivo é cadastrar candidatos para complementar a lista de convocadas das chamadas nominais para alguns cursos nos Câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Santa Helena e Toledo.

Clique aqui para conferir a íntegra do edital.

As inscrições devem ser realizadas pela página ‘Futuros Alunos’, no site da UTFPR. Lá, o candidato optará por um dos cursos, câmpus, e qual categoria de cotas deseja concorrer.

Detalhe importante: esta seleção não se restringe para os candidatos que realizaram o Enem 2016. Também podem concorrer aqueles que fizeram o Exame nas edições de 2015, 2014, 2013 ou 2012. E mais, para quem não se encaixar em nenhuma dessas possibilidades, é possível se candidatar com o rendimento escolar do Ensino Médio, mesmo sem as notas do Enem.

Nesse último caso, além da inscrição pela internet, o candidato deverá enviar uma cópia legível de seu Histórico Escolar do Ensino médio na extensão pdf, para o e-mail bancodeespera@utfpr.edu.br, com o título Complementação da Lista de Espera do SISU 2017/1, seguindo as instruções complementares do edital.

A relação dos convocados para a Chamada Nominal será divulgada na página Futuros Alunos e a convocação para as chamadas seguirão o cronograma estabelecido no edital Sisu-UTFPR.

Ação social celebra 10 anos da UTFPR em Apucarana

Ajudar quem precisa sempre é uma forma de celebrar. O Câmpus Apucarana sabe disse e realiza até 8 de dezembro uma campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene pessoal para a Casa de Misericórdia de Apucarana.

cartaz-campanha-e-mail

“Essa ação faz parte do conjunto de atividade alusivas à comemoração dos 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR. Nossa meta é arrecadar o maior quantitativo possível de itens e, com isso, auxiliar as pessoas mais necessitadas que são atendidas pela Casa de Misericórdia”, comenta o professor Ivan José Coser, presidente da comissão que organiza as atividades.

As doações podem ser entregues até dia 8/12/2016 no GADIR (bloco B).

Acadêmico de Moda vence a segunda edição do Apucarana Fashion Day

Olá, meninas do blog! E meninos também, é claro… 😉

Você já pensou em como um acessório tão comum quanto o jeans pode se transformar em algo sofisticado? Pois bem, o Jean Fantuci, um dos nosso alunos de Design de Moda (Câmpus Apucarana), fez justamente isso e conquistou o primeiro lugar no Apucarana Fashion Day, realizado no último dia 16. O evento é organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) e teve como temática ‘Da Origem ao Luxo, uma Viagem Cultural ao Jeanswear’.

apucarana_fashion_day2

Jean Fantuci (segundo à direita) durante premiação do Apucarana Fashion Day

Esta é a segunda vez que os alunos da UTFPR participam do evento, e também foi a segunda vez que o estudante Jean Fantuci se inscreveu. Aluno do 6° período, Jean conta que a vontade em retornar ao evento se justificou pela repercussão que teve a primeira edição e por também considerar a temática interessante.

“Minha inspiração foi a origem do jeans, do seu uso nos uniformes dos mineradores estadunidenses às semanas de alta costura. Esse tecido evoluiu, ganhou mercados e consumidores. Os looks transfiguram-se no incomum por meio de referências de costuras, texturas, desfiados, vazados e transparências, propondo uma nova escrita sobre o material proposto”, comenta Fantuci.

Croqui das peças apresentadas pelo aluno Jean Fantuci

Croqui das peças apresentadas por Jean Fantuci

Ah, e olha só, as peças foram confeccionadas nos laboratórios da UTF e também em casa, tudo para garantir que o projeto estivesse impecável!

Com tanto zelo para a execução da ideia, é claro que o prêmio trouxe pontos na vida profissional do aluno. “O Apucarana Fashion Day é um evento que cresceu e tem potencial de expandir o seu alcance ao decorrer dos anos. Ser o primeiro colocado em concursos de moda é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho a um número maior de pessoas e, consequentemente, obter um possível destaque no mercado, além de ser um diferencial no currículo e portfólio”, acrescenta Jean. A competição redeu ainda um prêmio no valor de R$ 500 e um estágio em uma empresa da cidade.

Sendo assim, mal podemos esperar para a ver sua próxima coleção, Jean!