Não foi aprovado na primeira chamada? Corre para se inscrever na Lista de Espera

00899_campanha_sisu_2019_lista_de_espera_banner_1692237633267604596

Você foi acessar o resultado da primeira chamada do Sisu para a UTFPR e seu nome não estava lá? Calma! Ainda há chance!

Você pode se inscrever na Lista de Espera do Sistema, diretamente no site do Sisu. Ufa!!!

Corre lá, pois o prazo para se inscrever termina às 23h59 do dia 05 de fevereiro!

Mas fique ligado que temos algumas novidades:

O candidato que foi selecionado na chamada regular na primeira ou segunda opção, não poderá participar da Lista. E os que não foram aprovados, podem escolher a primeira ou segunda opção para concorrem à Lista de Espera.

Como participar?

Para continuar concorrendo a uma vaga na UTFPR, o candidato deve acessar o sistema, entrar em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Ao finalizar a inscrição, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Depois disso é só torcer!!!

Resultado (Cruzando os dedos!!!)

A lista de espera será publicada no dia 11 de fevereiro e a segunda chamada do Sisu, a qual selecionará candidatos desta lista, deve ocorrer no dia 13.

Atenção!! Após a publicação da Lista de Espera, os resultados das chamadas serão publicados exclusivamente no site da UTFPR

Saiu a 1ª chamada da UTFPR!

banner sisu 2019 1 matrículas

Já encontrou lá no site do Sisu o seu nome na lista de convocados da UTFPR? Então, prepare toda a documentação para fazer a matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro.

Você tem que ir presencialmente ou pedir a alguém para fazer a entrega dos documentos, sem precisar de procuração, no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) dos câmpus. Mas fique atento às datas! Não serão aceitos documentos enviados pelo correio ou por e-mail.

Então, acessa a página do Sisu/UTFPR ou o Anexo III do edital para saber quais documentos vai precisar. Todos os candidatos selecionados vão ter que trazer:

  1. Fotocópias autenticadas ou acompanhadas do original:
    – da carteira de identidade ou documento oficial de identificação com foto;
    – do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
    – do histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
    – e do documento que comprove estar em dia com o serviço militar (candidatos do sexo masculino maior de 18 anos).
  2. Fotocópia do comprovante de inscrição no CPF
  3. Declaração assinada pelo candidato de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino.

Além disso, os inscritos como cotistas também devem entregar os documentos específicos da sua categoria, conforme está na página do Sisu/UTFPR. É importante trazer a documentação nas datas indicadas para checar se está tudo ok. Caso falte algum comprovante de renda ou de deficiência, o candidato poderá complementar a documentação no dia 5 de fevereiro.

Deixe marcado na sua agenda para entregar a documentação no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) dos câmpus nos seguintes horários de entrega:

  • Das 9h às 12h e das 14h às 17h – Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa
  • Das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h – Guarapuava
  • Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – Santa Helena
  • Das 9h às 15h – Toledo

Não foi chamado? Corre lá para se inscrever na Lista de Espera!

Se você não foi convocado para a primeira chamada, você pode se inscrever para a Lista de Espera e assim concorrer às vagas que ainda não foram preenchidas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 05 de fevereiro, exclusivamente pelo site do SiSU. A lista de espera será publicada 11 de fevereiro e a segunda chamada deve ocorrer no dia 13 do mesmo mês.

Alunas fazem vaquinha para apresentar projeto de extensão na Colômbia

O evento será realizado no próximo mês de maio, mas o grupo já se articula para levantar o valor dos custos da viagem. “Colocamos uma meta de R$ 20 mil na vaquinha, mas o quanto conseguirmos arrecadar será de excelente ajuda”, diz Isadora Freitas, uma das integrantes do grupo.

Projeto de extensão em matemática será apresentado em evento científico internacional (Imagem: Freepik)

Projeto de extensão em matemática será apresentado em evento científico internacional (Imagem: Freepik)

O aceite para apresentação do trabalho veio após a bem-sucedida experiência do projeto, executado em uma escola de crianças carentes de Apucarana. “Uma vez por semana eu e mais três colegas de turma levávamos jogos matemáticos para estimular o aprendizado das crianças. No começo elas sentiam muita dificuldade, mas com o passar do tempo percebemos que elas foram ficando mais próximas da matemática e as dificuldades diminuíram”, conta. O projeto atendia adolescentes de 14 a 17 anos.

Alunas durante apresentação de trabalho no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (Foto: Divulgação)

Alunas durante apresentação de trabalho no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (Foto: Divulgação)

Apresentado no Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR (SEI), o trabalho foi premiado como o melhor banner dentre os demais produzidos por acadêmicos do Câmpus Apucarana.

Sobre a Conferência na Colômbia, Isadora diz ser uma oportunidade de representar a UTFPR e seus projetos em um evento de porte internacional, além do enriquecimento acadêmico que eventos do tipo de proporcionam.

Além da Isadora, fazem parte do projeto as alunas Bruna Castilho, Giovana Melendi e Laura Marco. Os trabalhos contam com orientação da professora Danielle Gonçalves.

Gostou da iniciativa das nossas futuras engenheiras?

Contribuições para a vaquinha podem ser feitas neste link.

Câmpus Apucarana comemora 11 anos

Começar o ano com comemorações é sempre muito bom, não é mesmo? E para o pessoal de Apucarana, no Norte do Paraná, a comemoração é maior ainda, pois o Câmpus da Tecnológica na cidade completa 11 anos de funcionamento neste 10 de janeiro.

aniversario-campus-apucaranaA UTFPR Apucarana foi fundada em janeiro de 2007 com cursos técnicos relacionados à indústria têxtil, isso porque a cidade é um polo de produção industrial de vestuário, brindes e bonés. Logo, iniciaram as ofertas de cursos de graduação, consolidando as atividades da Tecnológica na cidade. Hoje, Apucarana oferece aos estudantes seis cursos de graduação (Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Têxtil, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda), cursos de especialização e um mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental), em parceria com o Câmpus Londrina.

Quando iniciou suas atividades em 2007, o Câmpus tinha apenas 22 servidores. Atualmente, já são mais de 200, entre docentes e técnicos-administrativos, atendendo os mais de 1 mil alunos que vieram de todos os lugares do Paraná e do Brasil para estudar na Tecnológica.

Vista aérea do Câmpus Apucarana (Foto: Ascom-AP)

Vista aérea do Câmpus Apucarana (Foto: Ascom-AP)

E durante esses 11 anos de funcionamento do Câmpus, a Tecnológica pode contar com o apoio e incentivo das entidades e instituições que movimentam a cidade, com o comprometimento da comunidade acadêmica e da comunidade em geral, transformando o Câmpus em uma referência em educação e desenvolvimento tecnológico em todo o estado.

Parabéns a todos os alunos, servidores e comunidade de Apucarana! 😉

Transferência e aproveitamento de curso 2018.1

Oportunidade para a galera já formada ou que esteja cursando graduação em outras instituições!

O processo seletivo de Transferência e Aproveitamento de Curso de Graduação para o primeiro semestre letivo de 2018 está com edital publicado e as inscrições ficam abertas até 1° de outubro. A seleção contempla cursos dos 13 câmpus da Tecnológica.

A seleção é destinada aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada e aos já graduados em instituições de ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher e enviar a ficha de inscrição pela internet, disponível na página ‘Futuros Alunos’.  A documentação exigida no edital deve ser encaminhada, no formato digital, ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do Câmpus da UTFPR onde o curso pretendido é ofertado.

No momento da inscrição, o candidato deverá estar matriculado, ou com matrícula trancada em período igual ou superior ao período mínimo exigido no curso de origem constante no Anexo I do edital, exceto os cursos de graduação.