Projeto de extensão utiliza jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino

Nada como aprender se divertindo, não é mesmo?

Esse é o objetivo de um projeto extensão dos Câmpus Cornélio Procópio e Londrina que utiliza jogos de tabuleiro como ferramentas de ensino. O projeto é coordenado pelo Laboratório Universitário de Desenvolvimento de Inteligências e Cognições (Ludico).

Nos eventos do projeto, além de muitos jogos, rola também debates sobre como essa prática pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, história dos jogos de tabuleiro, e desenvolvimento e criação de novos jogos.

Evento realizado no último dia 25 no Câmpus Londrina (Foto: Divulgação)

Evento do Ludico realizado no último dia 25 no Câmpus Londrina (Foto: Divulgação)

Segundo o professor Mauricio Iwama Takano, um dos coordenadores do projeto, muitos estudos já comprovam que o “brincar” é uma das atividades onde as pessoas mais conseguem desenvolver suas diversas inteligências. “Durante um simples jogo de tabuleiro, o participante pode desenvolver desde sua inteligência interpessoal até sua inteligência lógico-matemática. Cada jogo ajuda a desenvolver uma inteligência diferente”, comenta. Os eventos são sempre gratuitos e abertos aos públicos interno e externo.

Evento do último dia 25 reuniu mais de 140 participantes (Foto: Divulgação)

Evento do último dia 25 reuniu mais de 140 participantes (Foto: Divulgação)

Ficou a fim de participar? Marque na sua agenda: o próximo evento será realizado no dia 29 de abril, das 10h às 20h, no Câmpus Londrina, e fará parte do Dia Internacional do Jogo de Tabuleiro. Para esta próxima edição, também estão sendo planejadas algumas atrações diferenciadas como, por exemplo, jogos em tamanho gigante, onde os jogadores poderão fazer parte do jogo como se fossem peças do tabuleiro, e um escape room, uma espécie de sala temática que funciona como jogo de imersão onde o objetivo é encontrar uma ‘saída’ dentro de um tempo pré-determinado.

Para saber de outros eventos, basta colar na fan page do Ludico 😉

 

 

Alun@ em Foco

Sim, a faculdade é uma novo mundo em vários aspectos. E pra galera que tá chegando sempre rola aquela insegurança. Não é mesmo?

Mas, relaxe! Nesta sexta-feira (10) o Câmpus Curitiba realiza na Sede Centro mais uma edição do Alun@ em Foco. O evento trará uma série de palestras com o pessoal dos coletivos, movimento estudantil e do Núcleo de Assistência Estudantil (Nuape) da UTF.

Ah, o evento também irá contar com uma apresentação do Sergio Ribs, youtuber e empreendedor universitário e criador da Universidade Capenga, o maior conjunto de mídias sociais de humor para universitários do Brasil; e do André Sionek, criador da Revista Polyteck.

Aparece por lá 😉

Coral UTFPR comemora 50 anos com apresentações no Câmpus Curitiba

O Coral da UTFPR comemora neste mês de dezembro 50 anos de existência. E, para celebrar a data, três apresentações serão realizadas entre os dias 15 e 17 de dezembro no Auditório do Câmpus Curitiba (Sede Centro).

coral

O ‘Concerto UTFPR 50 Anos’ promete emocionar de uma maneira bem nostálgica, já que serão homenageados maestros, maestrinas e coralistas que ajudaram a construir a história do grupo. Ente os homenageados, estão dois dos fundadores do Coral: Francisco César Leinig e Wilson Santos. Também está no programa uma apresentação especial de ex-coralistas que atuaram entre os anos de 1974 e 2015.

Dias e horários das apresentações:

– Quinta-feira, 15/12, às 20h;
– Sexta-feira, 16/12, às 20h;
– Sábado, 17/12, às 18h30.

Ah, a entrada é gratuita 😉

Então, galera, o encontro está marcado. Até lá!

 

Câmpus Pato Branco realiza terceiro Festival Universitário de Cultura e Arte

Uma semana repleta de atividades e eventos culturais. É assim que está sendo a terceira edição do Festival Universitário de Culta e Arte do Câmpus Pato Branco, o Fuca, realizado até este sábado (20) nas dependências da própria Universidade.

O objetivo do evento é promover uma série de intervenções artísticas e trazer para o debate temáticas de cunho social. O Fuca teve início na última terça-feira, mas é tanta coisa boa rolando que acaba sendo pouco tempo pra vivenciar tudo. Olha só: já teve apresentação de peças tatrais, musicais, artesanatos e trabalhos artísticos produzidos por alunos e servidores do câmpus.

Alunos do Câmpus Pato Branco realizam apresentação musical durante o III Fuca

Alunos do Câmpus Pato Branco realizam apresentação musical durante o III Fuca

E como não só de estética que vive a alma, tem muito debate bacana acontecendo. Um deles foi a palestra ‘A Educação como Cultura, a Escola como Lugar da Arte’, ministrada pelo professor Carlos Brandão, doutor em Ciências Sociais. “Benditas as universidades que começam encontros com rodas de viola e com uma professora de matemática que canta e toca clarineta”, comentou ao ressaltar a diversidade do evento.

Para este sábado, sete bandas vão realizar a festa de encerramento do Festival. A entrada é gratuita e não precisa de inscrição prévia. Então, é só chegar! 😉

Inscrições para o DaliCultura

E não é que a galera de humanas além de aplaudir o sol também faz apresentação artística?

Os alunos do segundo período de comunicação organizacional estão organizando DaliCultura, evento que promoverá exposições artísticas dos alunos da UTF. As inscrições para se apresentar trabalhos vão até 20 de maio e o evento acontece no dia 9 de junho, das 8h às 12h, no Miniauditório do Câmpus Curitiba.

O objetivo é estimular manifestações culturais que englobem: música, poesia, teatro, circo, exposições de fotografia, danças e artes plásticas. A apresentação é voltada preferencialmente para alunos do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (Dalic), mas é claro que todos podem participar.

As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Bora conferir? 😉