Equipes de robótica participam de competição internacional

Duas equipes de robótica, formadas por alunos do ensino médio e orientadas por acadêmicos da UTFPR dos Câmpus Medianeira e Toledo participaram neste mês de março da First Robotics Competition (FRC), o maior desafio mundial de robótica educacional, que aconteceu nos Estados Unidos e Canadá.

Equipe Strike durante fase internacional da competição (Foto: Divulgação)

Equipe Strike durante fase internacional da competição (Foto: Divulgação)

Sob a orientação do professor de matemática Pedro Elton Weber, coordenador do Projeto de Robótica, acadêmicos mentores e colaboradores, os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs.

Em uma atividade que combina a emoção do desafio e os rigores da ciência e da tecnologia, os alunos foram desafiados a projetar, construir e programar um robô de nível industrial, capaz de auxiliar no trabalho de carga e descarga de caixas, em um prazo restrito de seis semanas, a partir de um kit distribuído pela FIRST®, a todas as equipes participantes.

Equipe Strike (Foto: Divulgação)

Ao final desse prazo, a equipe ROOSTERS, formada por alunos das Escolas Estaduais João Manuel Mondrone, Marechal Arthur da Costa e Silva (Medianeira) e acadêmicos da UTFPR Medianeira, desenvolveu o robô Gambis, que competirá em Rochester, Estados Unidos, em meados de março. A equipe STRIKE, formada por alunos do Colégio Bertoni (Foz do Iguaçu) e da UTFPR, construiu o robô Soraya apresentado durante a regional do evento na cidade de Montreal, Canadá.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC/2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do estado do Paraná.

Sobre a FIRST®

Organização internacional, sem fins lucrativos, promotora de desafios anuais de robótica para jovens em fase escolar, em parceria com a NASA e Google, que atende mais de 460.000 estudantes no mundo, agrupados em mais de 7 mil equipes. A FRC é um dos quatro programas da FIRST®, destinado a estudantes do ensino médio.

Alunos organizam impressora colaborativa em Medianeira

00642_impressorafeliz_final_final_3977896805138860745Porque os desafios acadêmicos podem ser facilitados através da criatividade.

A galera do DCE do Câmpus Medianeira da UTFPR, com o apoio da diretoria do Câmpus, criou o “Cópia Honesta”, que é um espaço com impressoras comunitárias onde os alunos fazem impressões e cópias por apenas cinco centavos. Incrível, não é?!

A ideia surgiu após a empresa que disponibilizava o serviço de cópias e impressões aos estudantes não poder mais atender, fazendo com que os alunos pensassem na solução ideal para o problema. Então, resolveram entrar em contato com a diretoria do Câmpus para apoiar um projeto que, além de ser de livre uso, requer honestidade e o cuidado com os equipamentos de todos os alunos.

E o mais legal de tudo isso, é que a iniciativa tem dado certo! Os alunos têm contribuído corretamente na caixinha das moedas e levado suas próprias folhas de sulfite. Além disso, outro ponto super legal é que o Cópia Honesta despertou o senso de sustentabilidade nos alunos, que agora usam os dois lados da folha e reutilizam folhas de rascunho para imprimir.

O presidente do DCE, Vinicius Welter Goulart, conta que o foco do projeto não é somente suprir a necessidade dos alunos, mas também fomentar e incentivar a honestidade: “Se não forem honestos, todos os alunos vão ficar sem xerox pois as moedinhas servem para manter o projeto”.

Flávio Feix, diretor-geral do Câmpus Medianeira, apoiou a iniciativa desde o início e conta que o retorno tem sido positivo e gratificante. “[Os alunos] sabem da importância social deste projeto e respeitam as regras sociais impostas por eles mesmos; isto é, o projeto tem vida até que ele consiga se manter com as contribuições voluntárias. O que se percebe são alunos muito motivados com a iniciativa e dispostos a colaborar para que a proposta tenha êxito e continuidade”, conta.

E você, que tal levar essa inciativa criativa para o seu câmpus?

Transferência e aproveitamento de curso 2018.1

Oportunidade para a galera já formada ou que esteja cursando graduação em outras instituições!

O processo seletivo de Transferência e Aproveitamento de Curso de Graduação para o primeiro semestre letivo de 2018 está com edital publicado e as inscrições ficam abertas até 1° de outubro. A seleção contempla cursos dos 13 câmpus da Tecnológica.

A seleção é destinada aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada e aos já graduados em instituições de ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher e enviar a ficha de inscrição pela internet, disponível na página ‘Futuros Alunos’.  A documentação exigida no edital deve ser encaminhada, no formato digital, ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do Câmpus da UTFPR onde o curso pretendido é ofertado.

No momento da inscrição, o candidato deverá estar matriculado, ou com matrícula trancada em período igual ou superior ao período mínimo exigido no curso de origem constante no Anexo I do edital, exceto os cursos de graduação.

Reopção de cursos de graduação

Pensando em mudar de curso?

A dica é se ligar no edital de Reopção de Cursos de Graduação!

As inscrições já estão abertas e seguem até esta quinta-feira, dia 17. Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac). As vagas são para o 1° semestre letivo de 2018.

reopcao_de_curso_face

Atenção: a seleção é destinada exclusivamente ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada no mínimo no segundo período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que deseja fazer a reopção dentre os cursos do mesmo câmpus.

Confira o quadro de vagas e cursos ofertados no Anexo I do edital

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso na graduação pretendida. Os desempates serão feitos na seguinte ordem:

a) Candidato com a maior carga horária de disciplinas convalidadas;
b) Candidato com a maior carga horária de disciplinas cursadas com aprovação no curso de origem;
c) Candidato com idade maior.

Os selecionados deverão participar do processo de matrícula de veteranos da UTFPR para o 1° semestre letivo de 2018 como aluno regular do curso para o qual foi selecionado, nas mesmas condições dos demais alunos.

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica 2017

Sim, muita gente quer ver o resultado da sua pesquisa!

Então, olha só esta oportunidade 😉

O Câmpus Londrina sediará, em 2017, o XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da UTFPR, que será realizado entre 18 e 20 de outubro. Promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), pelas diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação e pelo Comitê Interno Pibic/Pibiti, o evento é direcionado à divulgação dos resultados dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos por alunos bolsistas e voluntários no âmbito dos programas apoiados por agências de fomento. Para participar, os alunos deverão se inscrever e submeter seus trabalhos entre os dias 11 e 28 de agosto.

sicite

Para divulgarem seus trabalhos de iniciação científica e tecnológica, os alunos da UTFPR participantes dos programas institucionais de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação Científicas nas Ações Afirmativas (Pibic-AF), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-Jr e Pibic-EM) e de Voluntariado em Iniciação Científica e Tecnológica (PVICT) poderão se inscrever nas modalidades apresentação oral ou pôsteres. Durante o evento, os trabalhos apresentados são avaliados por uma comunidade acadêmico e os resultados são divulgados para a sociedade em geral.

Além das apresentações de trabalhos, a programação do Sicite contará com palestras.

Mais informações estão disponíveis na página do Sicite.