Não foi aprovado na primeira chamada? Corre para se inscrever na Lista de Espera

00899_campanha_sisu_2019_lista_de_espera_banner_1692237633267604596

Você foi acessar o resultado da primeira chamada do Sisu para a UTFPR e seu nome não estava lá? Calma! Ainda há chance!

Você pode se inscrever na Lista de Espera do Sistema, diretamente no site do Sisu. Ufa!!!

Corre lá, pois o prazo para se inscrever termina às 23h59 do dia 05 de fevereiro!

Mas fique ligado que temos algumas novidades:

O candidato que foi selecionado na chamada regular na primeira ou segunda opção, não poderá participar da Lista. E os que não foram aprovados, podem escolher a primeira ou segunda opção para concorrem à Lista de Espera.

Como participar?

Para continuar concorrendo a uma vaga na UTFPR, o candidato deve acessar o sistema, entrar em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Ao finalizar a inscrição, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Depois disso é só torcer!!!

Resultado (Cruzando os dedos!!!)

A lista de espera será publicada no dia 11 de fevereiro e a segunda chamada do Sisu, a qual selecionará candidatos desta lista, deve ocorrer no dia 13.

Atenção!! Após a publicação da Lista de Espera, os resultados das chamadas serão publicados exclusivamente no site da UTFPR

Saiu a 1ª chamada da UTFPR!

banner sisu 2019 1 matrículas

Já encontrou lá no site do Sisu o seu nome na lista de convocados da UTFPR? Então, prepare toda a documentação para fazer a matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro.

Você tem que ir presencialmente ou pedir a alguém para fazer a entrega dos documentos, sem precisar de procuração, no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) dos câmpus. Mas fique atento às datas! Não serão aceitos documentos enviados pelo correio ou por e-mail.

Então, acessa a página do Sisu/UTFPR ou o Anexo III do edital para saber quais documentos vai precisar. Todos os candidatos selecionados vão ter que trazer:

  1. Fotocópias autenticadas ou acompanhadas do original:
    – da carteira de identidade ou documento oficial de identificação com foto;
    – do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
    – do histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
    – e do documento que comprove estar em dia com o serviço militar (candidatos do sexo masculino maior de 18 anos).
  2. Fotocópia do comprovante de inscrição no CPF
  3. Declaração assinada pelo candidato de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino.

Além disso, os inscritos como cotistas também devem entregar os documentos específicos da sua categoria, conforme está na página do Sisu/UTFPR. É importante trazer a documentação nas datas indicadas para checar se está tudo ok. Caso falte algum comprovante de renda ou de deficiência, o candidato poderá complementar a documentação no dia 5 de fevereiro.

Deixe marcado na sua agenda para entregar a documentação no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) dos câmpus nos seguintes horários de entrega:

  • Das 9h às 12h e das 14h às 17h – Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa
  • Das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h – Guarapuava
  • Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – Santa Helena
  • Das 9h às 15h – Toledo

Não foi chamado? Corre lá para se inscrever na Lista de Espera!

Se você não foi convocado para a primeira chamada, você pode se inscrever para a Lista de Espera e assim concorrer às vagas que ainda não foram preenchidas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 05 de fevereiro, exclusivamente pelo site do SiSU. A lista de espera será publicada 11 de fevereiro e a segunda chamada deve ocorrer no dia 13 do mesmo mês.

Equipes de robótica participam de competição internacional

Duas equipes de robótica, formadas por alunos do ensino médio e orientadas por acadêmicos da UTFPR dos Câmpus Medianeira e Toledo participaram neste mês de março da First Robotics Competition (FRC), o maior desafio mundial de robótica educacional, que aconteceu nos Estados Unidos e Canadá.

Equipe Strike durante fase internacional da competição (Foto: Divulgação)

Equipe Strike durante fase internacional da competição (Foto: Divulgação)

Sob a orientação do professor de matemática Pedro Elton Weber, coordenador do Projeto de Robótica, acadêmicos mentores e colaboradores, os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs.

Em uma atividade que combina a emoção do desafio e os rigores da ciência e da tecnologia, os alunos foram desafiados a projetar, construir e programar um robô de nível industrial, capaz de auxiliar no trabalho de carga e descarga de caixas, em um prazo restrito de seis semanas, a partir de um kit distribuído pela FIRST®, a todas as equipes participantes.

Equipe Strike (Foto: Divulgação)

Ao final desse prazo, a equipe ROOSTERS, formada por alunos das Escolas Estaduais João Manuel Mondrone, Marechal Arthur da Costa e Silva (Medianeira) e acadêmicos da UTFPR Medianeira, desenvolveu o robô Gambis, que competirá em Rochester, Estados Unidos, em meados de março. A equipe STRIKE, formada por alunos do Colégio Bertoni (Foz do Iguaçu) e da UTFPR, construiu o robô Soraya apresentado durante a regional do evento na cidade de Montreal, Canadá.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC/2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do estado do Paraná.

Sobre a FIRST®

Organização internacional, sem fins lucrativos, promotora de desafios anuais de robótica para jovens em fase escolar, em parceria com a NASA e Google, que atende mais de 460.000 estudantes no mundo, agrupados em mais de 7 mil equipes. A FRC é um dos quatro programas da FIRST®, destinado a estudantes do ensino médio.

Alunos organizam impressora colaborativa em Medianeira

00642_impressorafeliz_final_final_3977896805138860745Porque os desafios acadêmicos podem ser facilitados através da criatividade.

A galera do DCE do Câmpus Medianeira da UTFPR, com o apoio da diretoria do Câmpus, criou o “Cópia Honesta”, que é um espaço com impressoras comunitárias onde os alunos fazem impressões e cópias por apenas cinco centavos. Incrível, não é?!

A ideia surgiu após a empresa que disponibilizava o serviço de cópias e impressões aos estudantes não poder mais atender, fazendo com que os alunos pensassem na solução ideal para o problema. Então, resolveram entrar em contato com a diretoria do Câmpus para apoiar um projeto que, além de ser de livre uso, requer honestidade e o cuidado com os equipamentos de todos os alunos.

E o mais legal de tudo isso, é que a iniciativa tem dado certo! Os alunos têm contribuído corretamente na caixinha das moedas e levado suas próprias folhas de sulfite. Além disso, outro ponto super legal é que o Cópia Honesta despertou o senso de sustentabilidade nos alunos, que agora usam os dois lados da folha e reutilizam folhas de rascunho para imprimir.

O presidente do DCE, Vinicius Welter Goulart, conta que o foco do projeto não é somente suprir a necessidade dos alunos, mas também fomentar e incentivar a honestidade: “Se não forem honestos, todos os alunos vão ficar sem xerox pois as moedinhas servem para manter o projeto”.

Flávio Feix, diretor-geral do Câmpus Medianeira, apoiou a iniciativa desde o início e conta que o retorno tem sido positivo e gratificante. “[Os alunos] sabem da importância social deste projeto e respeitam as regras sociais impostas por eles mesmos; isto é, o projeto tem vida até que ele consiga se manter com as contribuições voluntárias. O que se percebe são alunos muito motivados com a iniciativa e dispostos a colaborar para que a proposta tenha êxito e continuidade”, conta.

E você, que tal levar essa inciativa criativa para o seu câmpus?

Transferência e aproveitamento de curso 2018.1

Oportunidade para a galera já formada ou que esteja cursando graduação em outras instituições!

O processo seletivo de Transferência e Aproveitamento de Curso de Graduação para o primeiro semestre letivo de 2018 está com edital publicado e as inscrições ficam abertas até 1° de outubro. A seleção contempla cursos dos 13 câmpus da Tecnológica.

A seleção é destinada aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada e aos já graduados em instituições de ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher e enviar a ficha de inscrição pela internet, disponível na página ‘Futuros Alunos’.  A documentação exigida no edital deve ser encaminhada, no formato digital, ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do Câmpus da UTFPR onde o curso pretendido é ofertado.

No momento da inscrição, o candidato deverá estar matriculado, ou com matrícula trancada em período igual ou superior ao período mínimo exigido no curso de origem constante no Anexo I do edital, exceto os cursos de graduação.