Câmpus Medianeira publica editais para dupla diplomação em Portugal

O Câmpus Medianeira recebe até esta terça-feira, dia 12, inscrições de alunos interessados em participar do processo de dupla diplomação com universidades portuguesas. Ao todo, são ofertadas até 12 vagas para os alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental.

Confira os editais:

Para participar, o aluno precisa ter disponibilidade para morar em Portugal pelo período de 12 meses, ter rendimento mínimo de 0,6 no ato da inscrição, e ter matrícula ativa no período mínimo exigido no respectivo edital. O intercâmbio terá início entre os meses de agosto e setembro.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da média aritmética simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:  a) coeficiente de rendimento escolar; b) ficha de pontuação preenchida e documentada; e c) entrevista.

Os documentos e a ficha de inscrição devem ser entregues na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do próprio Câmpus.

Reopção de curso 2017.1

Oportunidade para a galera que tá pensando em mudar de curso!

O Departamento de Processos Seletivos da UTFPR publicou na sexta-feira (10) o edital  para o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação para o 2° semestre letivo de 2017. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo dia 19. O total de vagas e o período mínimo de cada curso estão disponíveis no Anexo I do edital.

Quem pode participar?

A seleção é destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR e que desejam fazer a mudança de curso dentro do próprio câmpus.

Como se inscrever?

Para concorrer, é preciso preencher a Ficha de Inscrição pela internet e entregar a documentação exigida no edital ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) do respectivo câmpus.

Classificação e resultados

A classificação se dará por ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento obtido no curso de origem, sendo respeitado o período mínimo exigido para ingresso no curso desejado. O resultado da 1ª chamada será publicado no próximo dia 29 e os selecionados devem entregar a Declaração de Aceite de Mudança de Curso no dia 31.

Inscrições abertas para o complemento da Lista de Espera do Sisu 2017.1

Mais uma oportunidade para a galera que está a fim de estudar na UTF!

Até dia 2 de março, estão abertas as inscrições para o Processo de Complementação da Lista de Espera do Sisu 2017/1. O objetivo é cadastrar candidatos para complementar a lista de convocadas das chamadas nominais para alguns cursos nos Câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Santa Helena e Toledo.

Clique aqui para conferir a íntegra do edital.

As inscrições devem ser realizadas pela página ‘Futuros Alunos’, no site da UTFPR. Lá, o candidato optará por um dos cursos, câmpus, e qual categoria de cotas deseja concorrer.

Detalhe importante: esta seleção não se restringe para os candidatos que realizaram o Enem 2016. Também podem concorrer aqueles que fizeram o Exame nas edições de 2015, 2014, 2013 ou 2012. E mais, para quem não se encaixar em nenhuma dessas possibilidades, é possível se candidatar com o rendimento escolar do Ensino Médio, mesmo sem as notas do Enem.

Nesse último caso, além da inscrição pela internet, o candidato deverá enviar uma cópia legível de seu Histórico Escolar do Ensino médio na extensão pdf, para o e-mail bancodeespera@utfpr.edu.br, com o título Complementação da Lista de Espera do SISU 2017/1, seguindo as instruções complementares do edital.

A relação dos convocados para a Chamada Nominal será divulgada na página Futuros Alunos e a convocação para as chamadas seguirão o cronograma estabelecido no edital Sisu-UTFPR.

Equipe do Câmpus Medianeira vence competição nacional de eficiência energética

Equipe a todo gás, ou melhor, gasolina!

A Equipe Pé Vermelho Racing Team, formada por alunos da UTF de Medianeira, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘gasolina’ na Shell Eco-Marathon Brasil 2016, competição nacional que contou com a participação de 36 equipes no Kartódromo Granja Viana, em São Paulo.

14947711_1797520373840529_7476876881548362270_n

A equipe, formada por alunos de Engenharia Elétrica e  Engenharia de Produção, trabalhou durante dois anos para desenvolver o protótipo. O veículo utiliza um motor adaptado de uma Honda, com chassi de alumínio naval. A marca que resultou no prêmio foi o alcance de 190,2 km/l de gasolina.

O objetivo da Shell Eco-Marathon Brasil é desafiar estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos eficientes em termos de energia. A etapa nacional foi realizada no início de novembro

A Pé Vermelho Racing Team embarca agora para Detroit, nos Estados Unidos, em abril de 2017.

Equipes de Medianeira e Francisco Beltrão representam a UTFPR no Projeto Rondon

Você já ouviu falar do Projeto Rondon? Bom, essa é a hora para saber um pouquinho mais sobre as ações super legais que eles realizam. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto de cunho voluntário e de integração social envolve a participação de alunos universitários, que buscam atender as necessidades de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes do País. Assim, os rondonistas executam ações que possam ajudar na qualidade de vida das populações locais.

Durante as férias de julho, a UTFPR conta com duas equipes representando a Instituição. A do Câmpus Medianeira faz parte da Operação Forte dos Reis Magos, no município de João Câmara, no Rio Grande do Norte (RN), e a de Francisco Beltrão irá atuar na Operação Itapemirim, no município de Vargem Alta, no Espírito Santo (ES).

A equipe de Medianeira está embarcando nesta quinta-feira (07) para Natal (RN) e de lá seguirá até seu destino final. Antes da viagem, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli recebeu em seu gabinete o grupo, que é formado pelos professores Marlos Grigoleto e Carlos Fernandes e pelos alunos Alice Geniake (Engenharia de Alimentos), Diego Nogues (Engenharia de Alimentos), Heber Borges (Engenharia Elétrica), Jhenifer Bastos (Engenharia Ambiental), João Paulo Avelino (Engenharia de Produção), Micheli Ferreira (Engenharia Ambiental), Thais Minosso (Engenharia de Produção) e Tiago Reichert (Ciência da Computação).

projeto rondon

Equipe de Medianeira é recebida pelo reitor Carlos Eduardo Cantarelli

O professor Marlos explica que o plano é executar oficinas de multiplicadores nas áreas de economia solidária, meio ambiente, gestão e empreendedorismo e formação de professores. “O objetivo principal é levar os conhecimentos adquiridos na universidade para além dos portões, apresentando um pouco da UTFPR para esse Brasil”, conta.

Os alunos estão empolgados para começarem a agir. Alice, por exemplo, decidiu participar do projeto por se identificar com ações voluntárias e querer fazer parte dessa troca de conhecimentos que o grupo se propõe a fazer. “Eu me senti impactada pelo projeto. Espero poder agregar os conhecimentos adquiridos no projeto tanto na área acadêmica quanto na minha vida pessoal”, afirma. Já Jhenifer, que atuará na área de educação ambiental, acredita que além dos ganhos para a população, o projeto também será benéfico para o meio ambiente, uma vez que as pessoas da região terão uma nova perspectiva sobre preservação. A Operação Forte dos Reis Magos começará no dia 9 de julho e será finalizada no dia 25.

Na semana que vem, é a vez da equipe de Francisco Beltrão embarcar para o Espírito Santo. O grupo é composto pelos professores Flávio de Almeida e Andréa Badaró, pelos alunos Camila Grünwaldt, Cristina Belicanta, Daniela da Silva, Jaqueline de Moura, Luana de Mello, Luiz Carlos Santos, do curso de Engenharia Ambiental, e pela aluna Tatiane Batista, do curso de Tecnologia em Alimentos. A Operação Itapemirim terá início no dia 15 de julho e será finalizada no dia 31.